CAMPUS CAMPOS CENTRO

1º Encontro do Núcleo de Engenharia de Software

por admin publicado 19/09/2013 16h52, última modificação 15/12/2017 13h50
O Núcleo de Pesquisa em Engenharia de Software (NES) promove o "1º Encontro do Núcleo de Engenharia de Software do IF Fluminense", nesta sexta-feira, 20 de setembro de 2013.

O evento será realizado no campus Campos Centro, no mini-auditório Reginaldo Rangel, a partir das 14h30min. Na programação, palestras com os professores/pesquisadores da COPPE/UFRJ Claudia Werner, D.Sc. e Toacy C. Oliveira, D. Sc., e a presença de dois dos seus doutorandos, todos reconhecidos em âmbito nacional e internacional na área de Engenharia de Software.

“O objetivo é possibilitar a troca de conhecimento entre os palestrantes e nossos professores, alunos da graduação e da Pós-graduação da área de Informática e, principalmente, criar uma parceria de pesquisa entre os professores/pesquisadores de Engenharia de Software das duas instituições, parceria esta de grande importância para o IFF no que diz respeito à pesquisa e à criação de curso de Mestrado que contenha a Engenharia de Software como linha de pesquisa”, afirmam Simone Vasconcelos Silva e Aline Pires V. de Vasconcelos, coordenadoras do núcleo.

Saiba Mais:

A professora Cláudia Maria Lima Werner é doutora pela COPPE/UFRJ (1992) e professora associada do Programa Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ na área de Engenharia de Software desde 1994, onde lidera o Grupo de Reutilização de Software. É também pesquisadora 1D CNPq e FAPERJ (Cientista do Nosso Estado) e atua na área de Engenharia de Software há mais de 20 anos, nos temas Reutilização de Software, Linhas de Produto/Processo de Software e Educação em Engenharia de Software. Possui mais de 200 artigos publicados em conferências e periódicos nacionais e internacionais, além de capítulos de livro. É membro da IEEE, SBC e do comitê de programa de diversas conferências nacionais e internacionais.

O professor Toacy C de Oliveira é formado em Engenharia de Computação pela PUC-Rio e Doutor em Informática pela mesma instituição. Nos últimos 20 anos se dedicou a pesquisar e aprimorar técnicas relacionadas a área de Engenharia de Software trabalhando mais especificamente em temas como: Desenvolvimento de Linguagens de Programação, Construção de Ferramentas CASE, Desenvolvimento Dirigido por Modelo e Reutilização e Representação de Processos de Software. Atualmente é Professor Assistente ao Programa de Engenharia de Sistemas da COPPE/UFRJ e Pesquisador Associado à Universidade de Waterloo, Canadá. Além de ter contribuído ativamente para a academia através de orientações e publicações. Também atua em projetos de cooperação com a indústria de modo a fomentar o tripé Academia - Indústria - Pesquisa.

(Publicada em 19/09/2013)