CAMPUS CAMPOS CENTRO

“Memórias da Escravidão” é tema de projeto

por admin publicado 29/05/2014 16h25, última modificação 15/12/2017 13h49
Projeto apresentado pelo Programa Neabi é selecionado no Edital de Preservação da Cultura Afro-brasileira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O projeto “Memórias da escravidão em Campos dos Goytacazes: Digitalização dos documentos de escravos do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho (séc. XVIII e XIX)”, apresentado pelo coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Campos-Centro, Sérgio Rangel Risso, foi selecionado no Edital de Preservação da Cultura Afro-brasileira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O edital é resultado de uma articulação entre o Ministério da Cultura (MinC), UFPE,  Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Rede Memorial e tem como objetivo apoiar atividades que propiciem a ampliação do acesso da sociedade civil à memória da cultura afro-brasileira. O projeto, elaborado por Sérgio e pela professora Rafaela Machado, tem como proposta a digitalização do acervo de documentos do Arquivo Público Municipal referente ao período da escravidão.

“O Arquivo Público Municipal possui cerca de 500 documentos, grande parte são documentos jurídicos que trazem ações de escravos que entram na justiça para, por exemplo, pedir a liberdade por diversos motivos. Esses documentos nos dão uma noção de como as relações escravistas aconteceram em Campos”, explica Sérgio.

A documentação digitalizada será disponibilizada na internet. Com isso, Sérgio avalia que o projeto contribuirá para a preservação, conhecimento e ampliação do acesso à história.

“Você tem uma amostra do que foram as relações escravistas, quais foram as dinâmicas dessas relações aqui na cidade a partir de um olhar privilegiado, que é o olhar jurídico, das leis, de como esse sistema foi interpretado e burlado”, finaliza.

A expectativa é de que o trabalho seja iniciado a partir de julho deste ano.

IFF nas redeshttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 29/05/2014)