CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Semana Pedagógica

“Não se consegue educar sem criar um vínculo afetivo”, diz especialista

por Vitor Carletti / Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 11/11/2024 17h24, última modificação 11/11/2024 17h24
Maria Lúcia Gomes é mestre em Cognição e Linguagem, especialista em Neuropsicopedagogia e servidora aposentada do IFF Campos Centro.
Semana Pedagógica

Maria Lúcia Gomes é mestre em Cognição e Linguagem e especialista em Educação a distância e Neuropsicopedagogia. Foto: Vitor Carletti / Ascom Centro

 Especialista em Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia, Maria Lúcia Gomes defende que o aprendizado do estudante depende da criação de vínculos entre ele e o professor.

 A também servidora aposentada do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro retornou, nesta segunda-feira, 11 de novembro, ao campus para ministrar a palestra “Educação socioemocional na escola: que desafio é esse?” que faz parte da programação da Semana Pedagógica.

 “O professor pode abrir um espaço na sala de aula em qualquer conteúdo por mais técnico que for para criar um vínculo com o aluno. Ele pode trazer até uma coisa que aconteceu com ele na rua ou em casa. Ele pode dar esse exemplo. E suscitar os alunos que ajudem a pensar sobre isso. E eles vão soltando a vida deles. É importante para se criar um vínculo. Não se consegue educar sem criar um vínculo afetivo”, garante.

 Maria Lúcia destacou que as mudanças no núcleo familiar são responsáveis por afastar os filhos de seus pais e defende uma inversão dessa situação a fim de diminuir o número de pessoas que tentam tirar a própria vida ou que praticam a automutilação.

 “Sabe o quê está faltando? É presença dentro de casa. Sentar à mesa pelo menos uma ou duas vezes na semana. Criar um vínculo com seus filhos e saber da vida deles. Não é dizer assim: você vai ficar em casa hoje à tarde, porque só vou chegar tarde da noite. Eles (filhos) estão se sentindo desamparados. Estamos criando filhos adoecidos por falta presença dentro de casa”, conclui.

 A programação da Semana Pedagógica do IFF Campos Centro segue com mesas-redondas, minicursos e palestras até quinta-feira (14).