Notícias
Cerimônia de Abertura
30ª Semana do Saber-Fazer-Saber é aberta com homenagens e palestra
Egresso do IFF, o gerente da Petrobras, José Maria Rangel, destacou o papel do IFF na oferta de mão de obra qualificada para a companhia (Foto: Raphaella Cordeiro/Ascom).
A cerimônia de abertura foi realizada no Auditório Cristina Bastos na tarde deste quarta-feira, 03 de setembro, com a presença de gestores do Instituto Federal Fluminense, servidores e estudantes do campus. A professora Fabíola de Amério Ney Silva, representando o diretor-geral, Carlos Augusto Boynard ,disse aos presentes que “cada edição traz algo inovador e digo até inspirador. O tema dessa trigésima semana, o Saber que transforma, o fazer que nos une, sintetiza perfeitamente essa trajetória”. Diretora da Diretoria Acadêmica, Fabíola teve a oportunidade de acompanhar as 30 edições do evento.
Representando o reitor do IFFluminense, Victor Saraiva Barbosa, o pró-reitor de Ensino, Paulo Vitor Vidal destacou alguns aspectos do “magnífico trabalho” realizado pelos envolvidos na produção da Semana do Saber: “penso muito em algumas dimensões que um evento como este tem. Uma delas é esse momento de amostra, de representação, de a gente se enxergar e ter a oportunidade de reconhecer e ter essa possibilidade de receber as pessoas. Além dessa amostra tem a potência também de impulsionar, de inspirar”, considerou ele sobre a Semana do Saber-Fazer-Saber.
Convidado do evento para proferir uma palestra com o tema "Programa autonomia e renda da Petrobras", o gerente executivo de responsabilidade social da companhia, José Maria Rangel, disse que a história da Bacia de Campos se mescla à trajetória do Instituto Federal Fluminense, “porque o crescimento da Bacia de Campos exigiu a contratação de profissionais que, na sua esmagadora maioria, saíram daqui. Eu digo lá na empresa que a Petrobras tem uma dívida de gratidão com o Instituto Federal Fluminense”.
Homenagem - No encerramento da cerimônia, o IFF Campus Campos Centro prestou homenagens a pessoas que contribuíram para a realização desta trigésima edição da feira, como os funcionários da Petrobras e egressos do IFF, Lesley Beethoven e Sérgio Borges. Uma homenagem especial foi reservada ao professor aposentado do IFF Campus Campos Centro e presidente da Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro da Silva. Ele ingressou como estudante, na então Escola Técnica Federal de Campos, na década de 1960, e na seguinte se tornou docente, em 1975, lecionando e também ocupando cargos na administração, até a sua aposentadoria.
“A gente teve a felicidade de devolver à nossa comunidade um pouco do que recebeu. É isso que eu faço hoje. Vivo 24 horas para essa instituição que é muito importante para mim. Mas ela é muito importante para todo mundo que trabalha nesta escola, porque a gente acaba ajudando a resolver problemas de muita gente. Eu tive a felicidade de sair da sala de aula, me aposentar e continuar o meu relacionamento com essa escola, e acho que vou ter até o final”. A Sicoob Fluminense tem sido uma parceira, ao longo dos anos, de vários projetos do Campos Centro, entre eles a Semana do Saber-Fazer-Saber.
Veja AQUI a programação do evento
Acompanhe também pelo perfil do campus no Instagram
