CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Criadia

4ª edição do evento consolida a riqueza das trocas entre áreas do saber

por Antonio Barros/Assessoria Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 28/03/2025 11h03, última modificação 28/03/2025 11h03
Estudantes se integram em diversas atividades acadêmicas e artísticas.
Criadia 2025

A colagem foi uma das oficinas oferecidas (Foto: Divulgação).

   Os estudantes e professores dos cursos de bacharelado de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e da Licenciatura em Teatro têm uma percepção de que essas áreas têm afinidades em campos como arte, criação e memória cultural, por exemplo. Dessa identificação surgiu há alguns anos a ideia de juntar todo mundo promovendo um encontro com muitas atividades. Daí surgiu o Criadia. "O objetivo é fomentar o diálogo entre as três áreas, incentivando os alunos a explorarem novos horizontes e expandirem seus conhecimentos para além de suas formações", explicam os organizadores. 

   "Acho essa integração importante tanto pra gente se conhecer, quanto pra enxergar um pouco da realidade de cada curso", observa Maria Esther Machado Peres da Silva, do 4° Período, da Licenciatura em Teatro. O Criadia é um evento multidisciplinar. 

   - Como uma aluna de Design, foi super legal participar de oficinas que integrassem os cursos de Arquitetura e Teatro, me fazendo conhecer ainda mais sobre essas áreas tão interessantes. Para além do profissional, a integração com os alunos e professores de outros cursos foi, sem dúvidas, uma experiência única de fortalecer o senso de comunidade e criar novas amizades dentro do instituto - relata Maria Cecília Vasconcelos de Azeredo, do 4° período do Curso de Design Gráfico.

Palestra "Mindfulness – Desenvolvendo a Atenção Plena", com Juliano Kestenberg (Foto: Divulgação).

   Palestra "Mindfulness – Desenvolvendo a Atenção
Plena" - com Juliano Kestenberg (Foto: Divulgação).

   

   Maria Esther identifica na atividade, também uma forma de esclarecer o que chama de estigmas voltados para seu curso: "Sou estudante de Teatro e vejo que existem muitos estigmas sobre o nosso curso no IFF". Ela mediou com colegas uma oficina com a participação de alunas do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. "Na roda de conversa do final deu pra ver a percepção delas mudar sobre o que a gente faz, e vice e versa", ressalta Maria.  

Trocas   

   O lado enriquecedor da experiência também é validado pelos alunos. "Eu me chamo Thayná Rodrigues de Souza da Silva. Sou do 1° período de Arquitetura e Urbanismo, e o Criadia me ajudou bastante a conhecer um pouquinho mais dos outros cursos e, principalmente, a reconhecer o que todos esses cursos têm em comum, além de conhecermos outras pessoas que podem nós ajudar na formação acadêmica, conhecemos novas oportunidades para o nosso futuro meio de trabalho", conta Thayná. 

   A mais recente edição do Criadia aconteceu no sábado, 22 de março, no IFF Campus Campos Centro. Foram muitas oficinas, palestras e também entretenimento. "Gostaria de agradecer a todos os parceiros que toparam e incentivaram", diz a aluna de Design e integrante da equipe organizadora, Dóris Peres.