CAMPUS CAMPOS CENTRO

IFF e parceiros

Aberta submissão de trabalhos para o I Encontro Fluminense de Arte e Maternidade

por Antonio Fernando Nunes Ribeiro de Barros publicado 14/10/2021 11h48, última modificação 22/10/2021 23h38
Evento será nos dias 10 e 11 de dezembro, mas estão abertas até o dia 31 de outubro as inscrições para submissão de trabalhos.
Arte e Maternidade

Na gravidez e depois, quando o bebê transforma a vida de um casal em família, ou aumenta esta, muitas experiências enriquecedoras passam a ser vivenciadas. Pensando nelas, foi criado o projeto O Vazio da Quarta, cuja proposta é "encontros semanais para pessoas mães pensarem e fazerem arte a partir da observação do caos típico do cotidiano materno." O passo seguinte é o Primeiro Encontro Fluminense de Arte e Maternidade: autoetnografias, processos artísticos e maternagens contemporâneas, evento que por sua vez "busca criar-se como plataforma de confluência e divulgação das investigações de mães artistas e pesquisadoras e se fundar enquanto espaço seguro para processos criativos de ensino-aprendizagem tanto para mães quanto para suas crias."

Essa primeira edição tem como parceiros o Colégio Pedro Segundo - Colégio de aplicação da UERJ, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) - através do Polo de Arte. É idealizado e produzido pelo Instituto Federal Fluminense através do Vazio da Quarta. Inteiramente virtual, terá nomes proeminentes do campo da pesquisa em artes como mediadoras e palestrantes a professora doutora Mariana Pimentel (UERJ) e a artista Jocarla Gomes.

Atividades: Palestras, oficinas para mães, parceiros e crianças; mostra de obras artísticas, performances, roda de comunicações, relatos de trabalhos e mesa de debates.

As inscrições podem ser feitas  AQUI (Para ouvintes, participação nas oficinas e submissão de trabalhos).