CAMPUS CAMPOS CENTRO

Abertura da II Semana das Licenciaturas

por admin publicado 16/10/2012 16h05, última modificação 15/12/2017 13h50
Cerimônia vai acontecer às 18 horas no Auditório Cristina Bastos. Mesas redondas, palestras, apresentações de trabalhos e oficinas até sexta-feira, 19/10.

A II Semana das Licenciaturas e a VII Semana de Ciências da Natureza do IF Fluminense câmpus Campos Centro apresentam, neste ano de 2012, o tema “Para onde caminha a Formação de Professores?”, sem a pretensão de responder de forma categórica a questão formulada, mas com a finalidade de oportunizar o diálogo entre aqueles que acreditam que a Educação é um campo em permanente construção, sempre aberto a proposições e reflexões que se sustentam na dialeticidade do debate.

Nesta perspectiva, pretende colocar a formação inicial e continuada de professores de Geografia, Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática como questão central a ser pensada na busca de alternativas que, pautadas em uma concepção de educação que possibilite mais qualidade social no processo de ensino e aprendizagem e menos exclusão, ultrapassem o estado de denúncia, tendo como pano de fundo a articulação com Escolas de Educação Básica, com vistas à proposição de ações possíveis de serem desenvolvidas no âmbito das Instituições do Ensino Superior, em especial, dos Institutos Federais.

Para tanto, a temática “Para onde caminha a Formação de Professores?” desdobra-se nas seguintes questões norteadoras do debate:

Para onde assinalam os subsídios legais das Licenciaturas na contemporaneidade?

Qual a contribuição do Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Licenciatura?

Qual o papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Licenciaturas?

Qual o olhar de egressos sobre as Licenciaturas?

Veja programação e outros detalhes no site do evento:

www.semanadaslicenciaturas.centro.iff.edu.br