CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Pesquisa

Alunas da Licenciatura em Letras publicam artigos em periódicos da área

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 05/07/2017 17h02, última modificação 18/07/2017 13h34
Orientadas pelo Professor Thiago Soares de Oliveira, as alunas publicaram mais três artigos em periódicos com qualis

 A produção de conhecimentos por meio da pesquisa científica tem sido cada vez mais valorizada nos cursos de licenciatura do campus e, desta vez, o destaque vai para duas alunas do quarto período da Licenciatura em Letras. Camilla da Silva Mendes e Nathália Reis de Medeiros, sob a orientação do Professor Mestre Thiago Soares de Oliveira, realizam estudos voltados para o Português Histórico e a sua aplicabilidade na explicação de fenômenos fonéticos da Língua Portuguesa.

 “O mais importante de participar de um grupo de pesquisa é a possibilidade de aplicar todo aprendizado, tanto dos conteúdos quanto da metodologia de pesquisa, nas disciplinas que compõem a grade do curso. É gratificante ver como a pesquisa científica aliada a um componente curricular proporciona enriquecimento intelectual e embasamento teórico suficiente para auxiliar em nossa futura caminhada.”, apontou Camilla Mendes.

 Com enfoque na História da Língua Portuguesa, um dos estudos das bolsistas aborda o distanciamento entre o português falado no Brasil e o “português de Portugal”, levando em consideração a ótica das influências linguísticas no nível do léxico. Publicado pela Revista Augustus, o artigo é mais um produto dos estudos que vêm sendo feitos ao longo de um ano de pesquisa científica.

 Segundo o professor Thiago, as alunas tiveram ótimo desenvolvimento no projeto, tanto no que diz respeito à escrita e argumentação quanto ao desempenho da oratória durante a apresentação dos artigos em congressos. Já são 4 artigos publicados ao todo, 3 artigos submetidos e em avaliação, além de dois artigos já aceitos e que estão aguardando publicação nas revistas E-SCRITA e Ribanceira, contabilizando um total de 9 artigos finalizados em um ano de pesquisa.

 Os três artigos recentemente publicados são: “Discutindo os conceitos de bilinguismo e abstrato a partir de pressupostos histórico-gramaticais”, pela Revista Acta Científica; “O distanciamento entre o português brasileiro e o 'português português': a ótica das influências linguísticas no nível do léxico”, pela Revista Augustus; e “Africanidades na fonética do português brasileiro”, pela Revista Letras Escreve.