CAMPUS CAMPOS CENTRO

Empreendedorismo

Alunos do curso de Bacharelado em Design Gráfico projetam empresa para criativos

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 28/04/2023 11h27, última modificação 04/05/2023 11h02
No trabalho de conclusão da disciplina, os estudantes receberam a missão de estruturar uma empresa e apresentar sua viabilidade.
Alunos de Design criam empresa conceito

A atividade integrou os trabalhos de finalização da disciplina Empreendedorismo (Foto: Divulgação).

Um grupo de alunos do terceiro período do Curso de Bacharelado em Design Gráfico respondeu ao desafio proposto pelo professor André Uébe na disciplina Empreendedorismo, no trabalho de finalização do componente curricular. O grupo deveria criar uma empresa para atender a alguma demanda da sociedade. Após uma dinâmica em aula, foi idealizado um trabalho voltado aos profissionais da área de criação - entre eles designers, arquitetos, publicitários e produtores de eventos. O resultado é o Gaupão (Grupo de Artistas Unidos em Prol da Arte e da Originalidade), empreendimento fictício que correspondeu ao objetivo de mostrar "como as ideias de negócios podem ser desenvolvidas e transformadas em realidade".

No caso, a estudante Dóris Peres transpôs para a atividade acadêmica, uma percepção que já tem do mercado de trabalho de Campos dos Goytacazes. "A ideia de criar o Gaupão inicialmente foi minha, após perceber que havia uma carência de espaços de coworking voltados para a área da criatividade aqui em Campos. Como Designer e criativa, eu sei o quão importante é ter um ambiente de trabalho que estimule a criatividade e proporcione uma troca de ideias com outros profissionais de áreas criativas", explica Dóris.

Motivadora - Além dela, outros nove estudantes participaram da atividade que o grupo pretende manter. O grupo trabalhou para garantir que cada detalhe do negócio fosse planejado e desenvolvido com cuidado, da criação do conceito à elaboração do plano de negócios até o evento final. No dia 25 de abril, o conceito foi apresentado aos visitantes na amostra instalada no Bloco G do IFF Campus Campos Centro. Foi uma oportunidade para alunos de períodos anteriores tomarem conhecimento da ideia e da disciplina.
   - Como estudante de Design, ver a intervenção e a movimentação que esse projeto criou, foi motivador. Os corredores se encheram de pessoas curiosas e interessadas e que, assim como eu, saíram de lá surpreendidas com as apresentações. No tour pelo Gaupão, os alunos da disciplina de Empreendedorismo utilizaram uma ótima didática e conseguiram com sucesso explicar a todos sobre como funcionava a matéria e o projeto. Foi um sucesso e gostaria de aproveitar para parabenizar meus queridos amigos que se dedicaram e colocaram sua essência na execução dessa atividade! - comenta a estudante do 2º período, Amanda Corrêa.
   A disciplina, a cada semestre, tem um projeto diferente. A ideia é implementar o empreendedorismo como uma das formas de autonomia econômica. "Os alunos se empolgaram bastante e a ideia é dar continuidade. O resultado mais positivo, da minha parte como professor, foi a percepção desse despertar deles para uma iniciativa empreendedora, pois ela promove alguma ação de cunho financeiro e econômico", finaliza o professor André Uébe.