CAMPUS CAMPOS CENTRO

PESQUISA E EXTENSÃO

Alunos do ensino médio e graduação participam de projetos de divulgação científica do IFF

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/07/2024 10h17, última modificação 16/07/2024 10h23
Colaboradores: O texto foi elaborado pelos integrantes dos projetos "Os impactos sociais da Divulgação Científica do IFF" e "Informantes da Ciência", Foto: Divulgação
Em parceria com a Assessoria de Comunicação do IFF Campos Centro, os estudantes vão produzir conteúdos que serão editados e supervisionados pelos jornalistas do setor.
Estudantes vão ajudar na divulgação científica do IFF Campos Centro

A professora de Letras Bárbara Zaganelli (ao centro) e os estudantes que irão participar dos projetos.Foto: Divulgação

A divulgação científica do Instituto Federal Fluminense vai receber um reforço especial dos alunos do ensino médio e de graduação do campus Campos Centro. Foram aprovados dois projetos com bolsas para estudantes, um de pesquisa e outro de extensão, sobre o tema.

O projeto de pesquisa "Os impactos sociais da Divulgação Científica do IFF" e o projeto de extensão "Informantes da Ciência" começaram os trabalhos após a retomada das atividades no campus, em julho.

Coordenadora dos projetos, a professora e pesquisadora em Ciência da Informação, Bárbara Martins Zaganelli, explica que os alunos vão aprender a fazer a divulgação científica e, também, a contribuir para que a informação sobre o que é produzido em projetos de pesquisa e extensão do campus esteja ao alcance da sociedade.

"O conhecimento científico resulta, ou está relacionado, ao resultado de uma pesquisa científica. Os alunos vão ter a oportunidade de aprender a identificar o tema, produzir uma pauta e fazer uma reportagem de divulgação científica que desperte o interesse da comunidade", disse a professora.

O projeto "Informantes da Ciência", com alunos do ensino médio, estabeleceu uma parceria com a Assessoria de Comunicação do campus Campos Centro. Após a capacitação dos estudantes, os alunos vão ajudar na produção de conteúdo para as redes sociais e site do IFF. O subcoordenador do projeto Vitor Carletti afirma que a iniciativa vai mostrar a importância de checar as informações antes de publicar e como a divulgação científica pode potencializar ainda mais os resultados dos pesquisadores do Instituto.

Além disso, os alunos do ensino médio estão elaborando uma agenda, chamada agenda fonte, com os nomes de pesquisadores, os contatos e as principais descrições de áreas de atuação e grupos de pesquisa do IFF Campos Centro. O objetivo é disponibilizar em livro para a imprensa em geral e, também, no site do IFF.

Já o grupo de pesquisa busca analisar o impacto social produzido pela divulgação científica do Instituto Federal Fluminense. A pesquisa verifica a correspondência entre os temas noticiados sobre a ciência e os assuntos que interessam à sociedade, além da contribuição das matérias de ciência do IFF para a vida do cidadão.

"Espera-se que os resultados permitam configurar propostas de divulgação científica para o instituto mais promissor para a ampla difusão do conhecimento e o exercício de cidadania", destacou Zaganelli.