CAMPUS CAMPOS CENTRO

ENSINO MÉDIO

Alunos do IFF Campos Centro melhoram notas no Enem 2018

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 24/06/2019 18h39, última modificação 25/06/2019 16h38
Houve aumento de desempenho em três das quatro áreas do conhecimento, com destaque para Matemática e Ciências Humanas.
No Enem 2018, alunos do IFF Centro obtiveram melhores notas do que na avaliação de 2017.

Média das notas melhorou em três das quatro áreas do conhecimento.Foto: Divulgação/ Ascom - Reitoria

As notas dos 182 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) campus Campos Centro que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 foram maiores que as obtidas na mesma avaliação em 2017.

Os dados sobre o desempenho das escolas foram disponibilizados pela empresa de tecnologia da informação ZBS com base no conteúdo divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia 18 de junho, e referem-se apenas a alunos que declararam conclusão do Ensino Médio em 2018. As notas das provas do Enem, principal porta de entrada para universidades e institutos federais, variam de 0 a 1000.

A maior evolução das notas dos alunos do IFF Campos Centro se deu na prova de Ciências Humanas. Enquanto que no Enem de 2017 a pontuação média obtida foi 589.8, na avaliação realizada no ano passado esse número saltou para 628.

Já a pontuação média na prova de Matemática passou de 633.4, em 2017, para 651.6 no Enem 2018. Na área do conhecimento Linguagens e Códigos, a média das notas saiu de 563.9, em 2017, para 584.7 na avaliação seguinte.

O desempenho em Redação também melhorou. A média de pontos registrada no Enem de 2017 foi 619.9 e, na avaliação do ano passado, chegou a 627,2.

Porém, a pontuação dos alunos do IFF Campos Centro nas questões que tratavam sobre Ciências da Natureza recuou de 577.8, no Enem 2017, para 566.7, na última avaliação do ensino médio.

Para a diretora adjunta da Educação Básica e Profissional do IFF Campos Centro, Renata Artiles, a melhoria das notas se deve à qualidade do ensino, comprometimento dos professores e o envolvimento dos alunos. “Na verdade, o nosso foco aqui não é o Enem. O aluno do Ensino Médio Integrado ingressa para cursar um ensino técnico e o ensino médio está integrado. A proposta do instituto é preparar esse aluno para o mundo do trabalho com uma formação profissional. Esse resultado do Enem é uma consequência da qualidade do ensino”, disse.

Ranking – Segundo o ranking das escolas públicas e privadas organizado pela ZBS com base nas notas do Enem 2018, o IFF Campos Centro ficou em quinto lugar, entre as 31 instituições de ensino públicas e privadas de Campos dos Goytacazes, se for considerada apenas a média das notas da redação. Na pontuação média das provas objetivas, o campus está na quarta colocação.