Notícias
Game e Educação
Alunos do Preparatório Goytacá participam de dinâmica de gamificação
O professor Jonivan Liboa e alunos do curso preparatório Goitacá (Foto: Laysa Medeiros/Ascom).
O projeto é desenvolvido pelo professor do Curso Técnico de Informática Jonivan Coutinho Lisbôa em conjunto com seus alunos do segundo ano do curso Giovana de Mello Teixeira, Letícia Ferreira Rangel e Rian Rodrigues Gomes, também bolsistas do Programa Jovens Talentos da FAPERJ. O objetivo é utilizar elementos de jogos para estimular o aprendizado, a absorção de conteúdos e proporcionar um método alternativo para os estudos. Para a realização da dinâmica, os alunos foram divididos em duas equipes, escolhendo uma pessoa de cada grupo para representá-los e responder às perguntas feitas no quiz.
As perguntas foram feitas com base nos conteúdos dados pelos professores do curso ao longo do ano, abordando as seguintes áreas: Linguagens, Ciências Naturais, Geografia, Matemática e Atualidades. Para cada resposta correta, o grupo marcaria 100 pontos e, para cada pergunta incorreta, o grupo rival marcaria 50 pontos. Respondia aquele que fosse mais rápido apertando um botão.
“Esse projeto de pesquisa é ligado ao Programa Jovens Talentos da FAPERJ. Temos vários projetos no campus e um deles é esse que a ideia envolve educação ambiental, mas usando tecnologias educativas. Uma das tecnologias que estamos usando é a produção de jogos, quizzes. Esse quiz de perguntas e respostas. Os alunos bolsistas – tenho três bolsistas de ensino médio, três alunos da área de Curso Técnico de Informática – desenvolveram esse quiz configurável, em que você pode carregar perguntas, carregar cenários, então, teoricamente, você pode trabalhar com qualquer tipo de tema” - Explica o professor Jonivan.
O protótipo do projeto foi apresentado durante a 30ª Semana do Saber-Fazer-Saber e durante a Mostra de Extensão UENF-UFF-IFF e ainda está na fase inicial, tendo perspectivas de ser mais desenvolvido para ser utilizado como ferramenta educacional.