CAMPUS CAMPOS CENTRO

Anton Dakitschi movimenta o acervo

por admin publicado 27/02/2015 19h00, última modificação 15/12/2017 13h51
Com mais de 46 mil livros em seu acervo, a biblioteca do campus Campos Centro também oferece acesso a revistas científicas altamente qualificadas, jornais e revistas.

O visitante atento notará que o acervo do setor de Periódicos da Biblioteca Anton Dakitschi está em movimento. As milhares de publicações passam por uma das etapas daquilo que os profissionais da área chamam de Política de Aquisição e Desenvolvimento de Coleção. Com uma leitora de código de barras em punho, o auxiliar de biblioteca recolhe dados para lançar no sistema de gerenciamento de biblioteca.

De tempos em tempos, o trabalho é realizado na biblioteca envolvendo também os cerca de 46.300 livros do acervo. Como lembra o coordenador, Antonio das Chagas Filho, "muita gente pensa que uma biblioteca é como um arquivo, pois eles têm a mesma finalidade de guarda documentos, mas com objetivos diferentes. A biblioteca é um centro dinâmico de informação centrado no usuário, e tem como objetivo proporcionar serviços de qualidade e um acesso democrático da informação para estudo pesquisa e consulta”.  Assim, títulos e trabalhos que eventualmente estejam desatualizados para demandas específicas de cursos dão lugar a outros trabalhos.

Ambiente biblioteca

Após a avaliação dos bibliotecários e dos professores dos cursos oferecidos pelo IFF, exemplares acabam por deixar o acervo da Anton Dakitsch para bibliotecas de novos campus, cujos acervos estão em formação. Em geral, dois exemplares de obras incluídas nas reduções permanecessem nas estantes, para consulta no local e uma para empréstimo.

A Sala de Periódicos tem seu acervo formado com base em critérios da qualidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), consulta aos professores e bibliotecários da Instituição.

- Pela experiência vemos que muitas vezes estudantes fazem seus trabalhos de monografia, e outros, com base em alguns livros, muito material eletrônico de fontes às vezes duvidosas, enquanto temos excelentes revistas em nossa Hemeroteca. É importante que os professores usem mais nossas revistas e indiquem para os estudantes.

Ambiente biblioteca3

A Sala de Periódicos também oferece acesso a diversas revistas jornalísticas, jornais e material de multimídia. O funcionamento é de 8h às  20h com intervalo para o almoço.

A biblioteca em números

Dados Anton D1