CAMPUS CAMPOS CENTRO

Salve a Lyra

Apoio do curso de Arquitetura à sociedade musical tem nova etapa

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/05/2016 19h27, última modificação 17/05/2016 13h52
Recursos arrecadados com ações como a venda de telhas, em ato cultural e de mobilização, serão entregues nesta terça-feira, 17.
O prédio da Lyra em sua concepção original.

Foto: Divulgação

O prédio em estilo eclético foi seriamente avariado num incêndio ocorrido em 19 de novembro de 1990, deixando o centro histórico de Campos dos Goytacazes sem uma de suas referências arquitetônicas mais importantes. Sensibilizados com a luta dos músicos integrantes da Sociedade Musical Lyra de Apollo, estudantes e professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo do IFFluminense desenvolvem a campanha Salve a Lyra. No dia 30 de abril, um evento com várias atividades foi realizado no Largo da Imprensa contando com o apoio de artistas, intelectuais, estudantes do IFF e de outras instituições.

Telhas que vão compor os dois torreões da fachada foram parcialmente adquiridas durante e após o evento. Também foram vendidas plaquinhas de identificação e até doces. Um dos coordenadores do projeto, juntamente com a professora Maria Catharina, o professor Humberto Chagas informa que foram arrecadados ao todo R$ 2.200. As telhas são compostas de peças retangulares de ardósia e vão integrar a estrutura verticalizada de telhado dos torreões, cuja estrutura metálica está pronta, fruto das obras realizadas em 2012 com recursos conseguidos pelos músicos.

Arquiteto e professor do curso oferecido no Campus Campos Centro, Humberto chama atenção para a necessidade de a sociedade "unir forças, com cada um contribuindo com o que puder". Na página do projeto pode-se conhecer detalhes das propostas de estudantes do sétimo período do curso para cada parte. Piso, teto, paredes, escadas, layout, esquadrias, fachada e acessibilidade estão disponíveis para visualização e detalhamento.

Com proposta de ser uma mobilização permanente, até que o prédio esteja recuperado e em plenas condições de uso, outra iniciativa será colocada em prática em breve: uma campanha de vaquinha on-line. Com as intervenções de 2012 - instalação de escoras, laje e telhado - os músicos passaram a utilizar o térreo fazendo seus ensaios no local, nas manhãs de sábado.

Comunicação Social do Campus Campos Centro