Notícias
Mestrado em Física
Aprendizagem Significativa é um dos temas de aula inaugural do curso
O curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física completará, no segundo semestre, 10 anos de atividades, tendo em seu serviço, a formação de 40 mestres. Na quinta-feira, dia 22 de fevereiro, às 18 horas, o Campus Campos Centro receberá o professor pesquisador Giusseppi Camiletti, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), para sua Aula Magna.
De acordo com a Coordenação do polo 34 do curso, sediado no Campos Centro, o professor Giusseppi apresentará "métodos e ferramentas para o uso efetivo dos ensinamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa em sala de aula", mostrando também "como o experimento pode ser usado para promover a relacionabilidade entre aquilo que o aluno já sabe e o que se pretende ensinar, como promover a consolidação dos conteúdos a partir da discussão de exercícios conceituais (usando o método de Instrução pelos Colegas)". Finalizando, "será discutido o caráter formativo e recursivo das avaliações".
Coordenadora do Núcleo, a professora Renata Lacerda Caldas comenta que "é com grande satisfação que recebemos os ingressantes 2024.1 no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física do IFFluminense". Ela completa explicando que a missão do curso "é a melhoria da qualificação profissional de professores de Física em exercício na Educação Básica (Ensino Médio e Fundamental) e na Educação Superior (Licenciatura em Física). Este ano recebemos os novos mestrandos com muita disposição para atuarmos como agentes de transformação na vida desses profissionais".
O objetivo do curso é "capacitar, em nível de mestrado, professores de Física em exercício na Educação Básica e Superior quanto ao domínio de conteúdos e técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula com ênfase nos aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos e no desenvolvimento de métodos, materiais didáticos e práticas pedagógicas para o ensino de Física".
Veja AQUI mais informações sobre o mestrado.