CAMPUS CAMPOS CENTRO

PESQUISA

Artigo sobre a redução da reprovação e da retenção será apresentado em Congresso de Engenharia

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 27/11/2020 17h42, última modificação 27/11/2020 17h42
A apresentação online está marcada para acontecer no dia 2 de dezembro às 14h.
Artigo será apresentando no XLVII de Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia

A apresentação será às 14h no dia 2 de dezembro.Arte: Patrick R.

O artigo intitulado "Estudo dos índices de retenção e reprovação nos cursos de engenharia do campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF)" será apresentado em uma sala virtual no dia 2 de dezembro às 14h, no XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge).

O diretor de Ensino dos Cursos de Bacharelado e Superior de Tecnologia do IFF Campos Centro, Leonardo Sardinha, explicou que o artigo descreve a aplicação de uma metodologia que auxiliou os professores das engenharias a identificarem as dificuldades que os alunos tinham para conseguir a aprovação nas disciplinas da graduação no 2ª período do ano letivo de 2018.

"Foi feito um questionário atribuído aos alunos do 1º ao 4º período com perguntas fechadas e abertas. Neste questionário pudemos identificar e descrever ( usamos a estatística descritiva) quais as ações que eles desenvolvem em seus estudos (internet, apostilas, vídeo aulas, bibliotecas , seminários), e quais as maiores  dificuldades que eles têm pra estudar", disse.

Sardinha disse que os dados sobre a retenção em disciplinas-chave, como Matemática e Física, que impedem os estudantes de cursarem as matérias mais complexas do curso, são da Engenharia de Automação e Controle. Segundo o diretor, as informações estatísticas de reprovação são dos alunos das Engenharias Elétrica e da Computação.