CAMPUS CAMPOS CENTRO

Turma 2023

Aula Inaugural do Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 03/03/2023 15h43, última modificação 03/03/2023 17h24
Curso profissional oferecido no IFF Campus Campos Centro terá em sua atividade inicial uma abordagem sobre Ecossistemas de Empreendedorismo e Inovação.
SAEG 2023

Arte: Amanda Corrêa Campos (Bolsista do Projeto Vivência do Design na Ascom).

O professor pesquisador Paulo Barcelos, diretor de Planejamento do ICRio e presidente do Conselho EcoSis RJ do Movimento Brasil Digital para Todos, é o convidado do curso para ministrar a aula que marca o início do ano letivo da nova turma. O professor destaca a oportunidade de poder compartilhar conhecimentos e experiências sobre temas tão relevantes:

- Tenho como expectativa, poder contribuir com algumas ideias, insights e aprendizados baseados em casos reais que venho vivenciando há décadas e, espero conseguir promover uma boa interação e um aprendizado conjunto, que sirva de inspiração para que os participantes continuem buscando o aprimoramento contínuo e crescente de seus conhecimentos sobre o(s) tema(s).

Sobre a abordagem pensada para a aula inicial do curso, o professor Paulo disse que vai "apresentar a importância da estratégia, por exemplo, na adoção de sistemas aplicados à engenharia e gestão (tema central do curso), apresentando ainda um passo-a-passo de um processo de planejamento, implementação e gestão da inovação, dos ecossistemas e/ou de outras soluções empreendedoras / inovadoras, tendo sempre a apresentação de casos e exemplos reais como pano de fundo, buscando provocar maiores reflexões sobre fatores críticos para o sucesso nestes contextos".

O coordenador do Curso, professor Milton Erthal Júnior, comenta que "a expectativa é muita boa" pelo fato de a turma 2023 representar o retorno às atividades sociais pós-pandêmica. "A gente está muito animado com essa turma nova. Os professores também estão animados para entrar na normalidade, sem aulas online. Estamos muito animados para receber esses novos alunos e esperamos que eles façam um excelente trabalho! - destaca Erthal.

Veja AQUI a página do curso