CAMPUS CAMPOS CENTRO

ENSINO REMOTO

Aulas online começam em 28 de setembro para 4,5 mil estudantes do IFF Campos Centro

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 25/09/2020 10h26, última modificação 25/09/2020 10h27
As Atividades Pedagógicas Não Presenciais vão até 18 de dezembro neste ano. Em 2021, ainda está sendo elaborado o calendário das aulas virtuais.
Volta às aulas no IFF Campos Centro

As aulas online para 4.508 estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro que se inscreveram nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) começam na segunda-feira, dia 28 de setembro. Os horários das disciplinas estão sendo atualizados na aba do Painel do Estudante da página do portal do campus.

As APNPs do IFF Campos Centro foram divididas em quatro fases. A primeira foi o planejamento das aulas do Ensino Remoto Emergencial. A segunda, denominada de Fase Flexível, abrangeu o período de inscrições e irá até 18 de dezembro. É importante ressaltar que o aluno que não se inscreveu nesta fase ou que não conseguir a aprovação poderá cursar as disciplinas na próxima etapa do Ensino Remoto Emergencial que será em 2021. A fase quatro foi reservada para as matérias que necessitam do uso de laboratórios. Porém, esta última etapa só será implementada após as autoridades sanitárias liberarem as atividades presenciais.

Segundo a Direção-Geral, dos 6.174 alunos do IFF Campos Centro 4.508 realizaram a inscrição para começar o ano letivo de 2020 cujo início foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus. Nos Cursos Técnicos foram 1.691 estudantes inscritos, em torno de 65% de adesão ao ensino remoto.

Nos Cursos Superiores, dos 3.569 alunos matriculados 2.817 (79%) vão frequentar as aulas online que serão ministradas ao vivo (atividades síncronas)- quando o professor necessita da presença do estudante no momento da explicação- ou ficarão gravadas na plataforma para assistir a qualquer momento (atividades assíncronas).

As aulas online acontecerão por meio das plataformas Ava Moodle e Google Classroom.

Mobilização

A diretora de Educação Básica e Profissional do IFF Campos Centro, Fabíola Ney, disse que a equipe está mobilizada para dar suporte ao estudante neste novo momento do ensino imposto pela pandemia.

“A participação dos 1691 estudantes nesta fase Flexível será muito importante para que possamos nos familiarizar com esta nova modalidade de ensino. Todos os Cursos Técnicos participaram desta fase, sendo oito Cursos Concomitantes, seis Cursos Integrados e um Curso Subsequente. Estamos com 79 turmas e 136 professores envolvidos nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais da fase 2 dos Cursos Técnicos. Toda equipe da Diretoria de Educação Básica e Profissional está mobilizada para acompanhamento dos estudantes durante todo o processo.”