Notícias
Nota Máxima
Bacharelado em Design Gráfico obtém conceito 5 do MEC
Uma semana depois de ter passado pela avaliação do Ministério da Educação, o curso viu seu empenho recompensado com o conceito máximo emitido pelos avaliadores. Os preparativos começaram há mais de um ano com a reunião da documentação exigida, os acertos na infraestrutura e, por fim, a mobilização dos alunos que responderam com uma participação marcante. "A avaliação de cursos em instituições de ensino é um processo essencial para assegurar a qualidade acadêmica, proporcionando referenciais que possibilitam a melhoria contínua nas principais dimensões avaliadas. Trata-se de uma ação estratégica que demanda planejamento criterioso e a participação integrada de todos os setores da instituição, com o envolvimento de servidores docentes e técnico-administrativos, discentes e gestores" - explica a diretora acadêmica do IFF Campus Campos Centro, Fabíola de Amério Ney Silva.
O curso é totalmente gratuito e está em atividade há 24 anos - inicialmente como tecnológico - e há quatro anos passou a ser oferecido como bacharelado. Em 2022, os coordenadores foram informados de que haveria a avaliação. "A gente vem acompanhando esses processos, até de outros cursos, por exemplo, o Teatro (o Curso de Licenciatura em Teatro, também avaliado este ano) e eu acompanhei a visita in loco. Então, acabou nos dando uma certa noção de como o processo se dava" - detalha a coordenadora do curso, a professora Joelma Alves de Oliveira. "No momento da visita a gente fica um pouco apreensivo para saber, ter certeza se a gente está atendendo e tudo que é necessário, mas eu acredito que foi um processo tranquilo pela experiência dos nossos colegas de outras equipes que passaram por isso antes", adiciona ela.
Aprimoramento
O professor Alan Rene Lopes Neves, coordenador do Curso de Tecnologia em Design Gráfico, que está com suas últimas turmas, também faz referências ao aprendizado com as avaliações de outros cursos e ressalta que a banca examinadora passou tranquilidade na sua forma de tratamento, o que contribuiu para um processo "muito tranquilo". Alan destaca a participação dos estudantes: "teve uma adesão muito grande por parte deles na reunião com os discentes (uma das etapas da avaliação) e a banca até fez uma observação com relação a isso, que não é muito comum. Então, estava todo mundo muito integrado. A gestão, o corpo docente. Acho que eles perceberam essa conexão e aí graças a Deus isso refletiu na nota que a gente tirou!".
A experiência de Joelma e Alan na coordenação e na forma como procuraram se informar nas avaliações de outros cursos é destacada por Fabíola. Para a diretora acadêmica do campus, o trabalho conjunto tende a ser refletido também nas próximas avaliações. "Essa atuação integrada das diretorias, coordenações e colegiados contribui para orientar os trabalhos e fortalece a corresponsabilidade coletiva. A expectativa é que os processos avaliativos de nossos cursos possam, cada vez mais, gerar diagnósticos precisos e ações de aprimoramento efetivas, refletindo a realidade de nosso campus. Estamos muito felizes com o conceito máximo obtido no reconhecimento do Bacharelado em Design, resultado que reflete o compromisso do Campus Campos Centro com uma educação pública de excelência", analisa Fabiola.

• Cursos/Design Gráfico é avaliado pelo MEC