Notícias
LITERATURA
Biblioteca recebe doação de 180 livros de estudantes e professores
Estudantes e professores doaram 180 livros à biblioteca do IFF Campos Centro. Foto: Divulgação
A biblioteca Anton Dakitsch do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro recebeu na tarde desta quinta-feira, 2 de outubro, 180 livros de literatura doados por estudantes do Ensino Médio Técnico e professores da Coordenação de Linguagens e Códigos da unidade.
Para a coordenadora da Colinco do IFF Campos Centro, Bárbara Zaganelli, a doação dos livros demonstra o compromisso institucional de valorizar a leitura em um espaço de aprendizagem onde estudantes reforçam laços de convivência.
“Doar livros é um ato transformador. Ao repassar um livro para novas mãos, você amplia o acesso à leitura e ao conhecimento, impactando diretamente comunidades, bibliotecas e projetos sociais”, afirma.
O coordenador da biblioteca Anton Dakitsch, Antônio Soares, elogiou a iniciativa e destacou o protagonismo dos alunos nesta doação em meio à nova era do uso massivo de recursos digitais com celulares smartphones e computadores.
“É muito importante, porque esses livros estão chegando através dos alunos. O pessoal dá a entender que estão usando muitas telas, na realidade, também estão lendo o material impresso. Com essa doação, estão permitindo que outros tenham o acesso ao material por meio do qual eles adquiriram já o conhecimento”, analisa.
O coordenador reforça que a consulta de livros e o uso do espaço da biblioteca estão disponíveis a qualquer estudante do município. Soares afirma que, para doar livros, é necessário enviar uma listagem com os títulos das obras. Após a curadoria dos servidores da biblioteca, a doação é aceita ou encaminhada a outras instituições de ensino.
O diretor de Ensino Básico e Profissional do IFF Campos Centro, Cremilson Navarro, afirmou a iniciativa da Colinco foi excelente para o Instituto. “O jovem hoje fica muito centrado em celulares e tablets e fazer esse movimento para trazer o livro de volta ao colo do estudante é muito importante”, disse.