CAMPUS CAMPOS CENTRO

Bolsa transporte beneficia alunos do IFF

por admin publicado 13/11/2014 16h30, última modificação 15/12/2017 13h51
Cerca de 200 alunos são assistidos pelo auxílio, que dá prioridade aos estudantes que moram em outras cidades, como Italva e São Francisco de Itabapoana.

Todos os dias, a estudante Laís Penha gasta pelo menos quatro horas no trajeto entre sua casa e o IFF campus Campos Centro, onde cursa Design Gráfico. Ela mora em Gargaú, bairro de São Francisco de Itabapoana, cidade a 50 km de Campos, e, devido ao percurso, já chegou a ter gastos diários de até R$ 15 com passagens intermunicipais.

Laís não é a única. Há muitos estudantes do instituto que pegam a estrada diariamente para poder estudar. Cidades como Italva, São João da Barra e São Fidélis, além de São Francisco de Itabapoana, são as principais origens destes alunos, que acabam tendo despesas muito altas com locomoção. O custo é tão grande que alguns nem conseguem comparecer a todas as aulas em virtude de dificuldades financeiras e acabam desistindo de concluir a formação.

Para ajudar estes estudantes, a Diretoria de Assuntos Estudantis oferece a Bolsa Transporte, que pode beneficiar alunos do IFFluminense cuja família receba até 1 salário mínimo e meio por pessoa. São oferecidos dois tipos de bolsa: a de R$ 100 mensais, para aqueles que moram dentro da cidade, e a de R$ 150, para casos como os de Laís, que mora em outra cidade. A prioridade é sempre daqueles que moram mais longe e dos que têm um nível socioeconômico mais baixo.

No momento, 173 alunos estão sendo atendidos pelo programa, mas a expectativa é que este número chegue a pelo menos 220 beneficiados até o fim das entrevistas do processo do segundo semestre. Para Valéria Gomes, diretora da área, este é um projeto fundamental para garantir a permanência do aluno nos cursos da instituição. “Buscamos sempre ampliar as oportunidades para que todos consigam concluir os estudos e ter uma vida melhor por meio da Educação”, defende Valéria.

Laís, que conseguiu a bolsa na última leva de entrevistas, está mais animada. Ela começa a receber o auxílio no mês de novembro e acha que a ajuda vai fazer a diferença. “Vai sobrar dinheiro para investir em materiais da faculdade, principalmente por ser Design”, acredita a estudante, que estuda no turno da noite e chega depois de meia-noite todos os dias.

A Diretoria de Assuntos Estudantis também oferece outras bolsas, como a moradia e a alimentação, que ajuda os alunos do IFFluminense em outras áreas de necessidade.

(Publicado em 13/11/2014)