CAMPUS CAMPOS CENTRO

Bloco G

Bolsistas da Diretoria de Tecnologia da Informação instalam internet em novo prédio

por Chaeny Abreu/Bolsista de Letras/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/07/2018 14h04, última modificação 19/07/2018 16h58
Trabalho de bolsistas, estagiários e prestadores de serviço foi tema de uma das reportagens do Informativo do Campus, edição de julho de 2108.
Infraestrutura do Bloco G

Uma das equipes do TI na instalação de rede de internet no novo prédio do campus (Foto: Rakenny Braga/Comunicação Social).

O Bloco G, sétimo do campus na sequência iniciada com o prédio mais antigo, tem oito andares. Pronto, ele ainda carece de mobiliário e instalações como ar condicionado e rede de internet. Essa última demanda está sendo atendida por uma força tarefa da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).

– A equipe toda foi mandada pra tratar o bloco novo como prioridade. Tanto o cabeamento quanto a instalação de câmeras de segurança, a parte de cabeamento telefônico etc. A gente está dando vida tecnológica ao Bloco G –, conta Débora Cristina,uma das estagiárias do DTIC.

Segundo Marcelo Abreu, diretor
da DTIC, “Todo trabalho que está sendo feito pelos alunos, primeiro a gente pensa o que vai fazer, faz o projeto, pra depois executar. Essa é a primeira coisa. A segunda é que esses tipos de serviço são essenciais pra escola. Esse cabeamento não existe ninguém que faça em Campos.” Além de consciência e planejamento, os alunos demonstram
jogo de cintura para lidar com imprevistos.

- No curso a gente acaba vendo muita coisa teórica e não pratica, então aqui a gente coloca em prática tudo aquilo que viu no curso e também o que não viu. Aparecem problemas novos que consertamos.-, diz Raquel Barreto, bolsista, 3º período.

A rede de internet em números

200 pontos de rede por andar
1500 em média
100 caixas de cabos de rede
3 quilômetrosde cabeamento
1700 tomadas
8 armários concentram o cabeamento.