CAMPUS CAMPOS CENTRO

Estudantes e gestão

Bolsistas de Desenvolvimento Acadêmico têm grandes expectativas com atividades

por Gabriela Ferreira Lopes/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 09/05/2022 13h29, última modificação 09/05/2022 16h19
Colaboradores: Gabriela é Bolsista de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico/Projeto Vivência do texto jornalístico na Ascom
Novos projetos, e os renovados, permitem aos participantes convivência entre teoria e prática.
Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico

Bolsistas iniciam os trabalho no projeto de desenvolvimento de um kart elétrico (Foto: Divulgação)

Estudantes do IFF campus Campos Centro iniciaram há um mês as atividades da Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico (DAAT). Este ano, foram destinadas 105 bolsas a alunos dos cursos técnicos e de graduação, propondo a realização de atividades de caráter técnico-acadêmico em diversos projetos estruturados, que se distinguem de outras modalidades de Bolsa existentes no IFFluminense.

O professor André Peixoto, diretor da Diretoria de Gestão Acadêmica e Planejamento (DIRGAP), comenta sobre a importância do projeto de bolsas para o campus: “O maior interesse do campus com as bolsas DAAT é proporcionar o desenvolvimento de ações que ressaltam a importância do inter-relacionamento entre a teoria e a prática no processo pedagógico dos nossos estudantes.”

Expectativas - Os bolsistas têm uma jornada de 20 horas semanais, conseguindo conciliar os compromissos do curso com as atividades da bolsa de forma produtiva e desafiadora. “As minhas expectativas são altíssimas. Eu estou super animada para pôr em prática tudo que estamos estudando e poder ver, até o fim do ano, o protótipo do nosso kart.” diz Júlia Teles, aluna de engenharia elétrica e bolsista do projeto  “Desenvolvimento de um Kart Elétrico pela equipe Canibal E-Racing do IFF”, quando questionada acerca da Bolsa de Apoio. Nathália Ferreira, do mesmo curso e projeto, acrescenta: “Tenho certeza que será uma oportunidade enriquecedora e que aprenderei além do que é ensinado em meu curso.”.

Ana Luiza Mendonça, aluna de Arquitetura e bolsista do projeto “Planejamento, implementação e manutenção de serviços WEB, telefonia e atividades afins”, comenta: “Um dos aspectos importantes que venho desenvolvendo dentro da atuação na bolsa é a comunicação, por estar em contato com outros bolsistas e terceiros, e isso agrega muito na vida profissional.”

Contribuição - Com a Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico, os bolsistas possuem a oportunidade de executar atividades vinculadas ao desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas a área do seu curso nos diferentes ambientes do campus, com a orientação de servidores docentes e/ou técnico-administrativos.

O diretor André Peixoto destaca a contribuição de servidores para tornar a bolsa uma realidade. “É importante ressaltar a participação incansável dos colegas que integram a comissão de gestão das Bolsas DAAT, que trabalharam na elaboração do edital, seleção de projetos, acompanhamento dos candidatos e dos bolsistas selecionados desde a inscrição até o pagamento mensal das bolsas.”, destaca André.