CAMPUS CAMPOS CENTRO

CA do Design toma posse e faz homenagem

por admin publicado 18/05/2012 18h35, última modificação 15/12/2017 13h54
A primeira diretoria foi empossada pelo Reitor do IFF e pelo Diretor Geral do Campus em solenidade. CA leva o nome do professor aposentado, Rubens Matos do Couto.

Os estudantes de Design passam agora a ter uma representação formal. A posse da diretoria aconteceu na noite desta quinta-feira, 17/05, no Auditório Reginaldo Rangel. Convidado pelos seus primeiros diretores, o professor Rubens Matos do Couto foi homenageado durante a cerimônia ao emprestar seu nome para o Centro Acadêmico do curso.

O Reitor do IFF, Luis Augusto Caldas, iniciou a cerimônia, conduzida pela jornalista Vânia Cruz, dizendo-se emocionando também por ter sido em sua gestão que se deu a criação do curso.

- Quero parabenizá-los, até de maneira emocionada, pela feliz escolha do nome do professor Rubens Matos para o novo CA. Não só pela importância dele como servidor professor desta casa. É oportuno lembrar do papel que o professor Rubens desenvolveu para a criação do curso. Uma escolha como essa revela a grandeza das suas atitudes.

Para o diretor geral do campus, Jefferson Azevedo, o reconhecimento dos ex-alunos é um fato marcante na carreira de professores.

- Dar o nome para uma organização estudantil é algo que mostra a importância que tivemos naquela instituição. Nossos estudantes são muito sensíveis e percebem logo aqueles que estão comprometidos com a sua formação.

O coordenador e também fundador do curso, Eliseu Vaillant comentou que estava feliz pela forma como a homenagem se configurou: “fico orgulhoso porque nós professores não tivemos nenhuma influência na escolha. Desde a primeira vez que se mencionou criar o CA, os alunos já tinham escolhido o nome do professor Rubens”.

O estudante Denis Monteiro leu mensagem em nome do CA de Geografia Hudson Lobato dando boas vindas à nova entidade estudantil do IFF.

A primeira diretoria é composta pelos estudantes Flávio Brum Castro, na presidência; Welington Carvalho Silva, na vice-presidência; Francisco Alves da Silva, como secretário e Marianto Cruz de Andrade, tesoureiro. O presidente ressaltou que “o professor Rubens levava o curso na camisa, no braço, na raça”. Ele conclamou seus colegas a se preparam para o futuro e assumirem a responsabilidade de levar o CA à frente.

O professor Rubens Matos esteve coordenação do curso de sua fundação, em 2001, até a aposentadoria, ocorrida em 2004.

– Quando recebi o telefonema do Flávio fiquei surpreso, lisonjeado e feliz porque vi que o ato serviria para reforçar ainda mais os laços que tenho com o IFF e o curso. Eu militei mais como professor de edificações e praticava um pouco de arte e de design por diletantismo. O design foi uma oportunidade para eu expandir meus conhecimentos aprendendo com os professores brilhantes do curso – disse Rubens.

Ele aproveitou para dividir a homenagem com os demais professores exigidos em “muito idealismo para a implantação do curso”. Entre ele foram lembrados os professores Luis Cláudio Gomes, Eliseu Vaillant, José Luiz Puglia, Marcos Esqueff e Leonardo Vasconcelos.