CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Esportes

Campus Campos Centro sedia a 7ª edição dos Jogos Intercampi do IFF

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 04/08/2023 17h22, última modificação 04/08/2023 18h13
As competições serão realizadas no Ginásio de Esportes e quadras externas neste sábado, dia 05 de agosto de 2023, de 8h às 18h.

   Os jogos reúnem nesta edição, 200 estudantes atletas dos campi Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Macaé e Maricá, além do anfitrião. As modalidades são o futebol de salão, voleibol, natação, tênis de mesa e xadrez, todas com participação masculina e feminina. A competição classificará equipes para os Jogos das Instituições Federais (JIF)

   Dada a abrangência territorial do Instituto Federal Fluminense (IFF), os competidores são divididos em núcleos. O Norte envolve os campi Campos Centro, Campos Guarus e o Núcleo Avançado São João da Barra; O segundo, da região litorânea, é formado pelos campi Macaé, Quissamã, Maricá e Cabo Frio (que não está competindo no momento). O terceiro núcleo, do Noroeste, reúne os campi Cambuci, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Santo Antônio de Pádua. Os jogos disputados nos núcleos apontam os vencedores de cada modalidade para participação nos Jogos Intercampi do IFF ( JINIF). 

   Na semana anterior, por exemplo, foram realizados os jogos de basquete e xadrez. Os jogos da modalidade handebol foram realizados em Maricá, o futebol de campo acontecerá em Bom Jesus e o judô será no campus Macaé encerrando os Jogos Intercampi. Os campões estarão classificados para os JIF. Essa competição contempla, além do objetivo de integrar os estudantes do Instituto Federal Fluminense, a classificação para o JIF regional que acontecerá no Sesc Guarapari (ES), de 28 de agosto a 1º de setembro. 

   Os vencedores do JIF Regional participarão da etapa nacional, a ser realizada em Fortaleza, de 23 a 27 de outubro. De acordo com o coordenador do JENIF, o professor Ricardo Reis, os estudantes "estão animados principalmente porque é uma viagem em que haverá o encontro da região Sudeste, lá em Guarapari e, com a chance de ir para a nacional". Para Ricardo, independente de favoritismo, "o mais importante é essa experiência de integração, ter essa participação nos jogos, conhecer outra realidade, as diferenças. Esse é o grande objetivo. O esporte é a formação desses estudantes atletas".