CAMPUS CAMPOS CENTRO

Catracas eletrônicas para maior segurança

por admin publicado 08/08/2013 12h52, última modificação 15/12/2017 13h53
Identificação será através de carteiras com código de barras, digitação da matrícula e biométrica. Equipamento já funcionava na entrada dos estudantes.

Foram instaladas oito catracas eletrônicas em três pontos diferentes do campus. A ideia é melhorar a qualidade da segurança dispensada a alunos, servidores, terceirizados e visitantes. Os equipamentos estão sendo configurados com um programa para a leitura do código de barras das carteiras dos alunos. Haverá ainda a biométrica, que reconhece a identidade do indivíduo através da leitura da digital dos dedos da mão.

A Diretoria de Tecnologia, Informação e Comunicação e a Diretoria de Apoio às Atividades Administrativas e Acadêmicas estão à frente dos trabalhos. A distribuição é a seguinte: uma na portaria principal; cinco na portaria dos alunos; e duas no refeitório. De acordo com o diretor de Apoio às Atividades Administrativas e Acadêmicas, Romário Rangel, a maioria dos alunos do campus já possui carteiras com códigos de barras e, no momento, estão sendo providenciadas as carteiras de visitantes e de estudantes de programas como, por exemplo, o Mulheres Mil.

Também está sendo programada a instalação de mais quatro catracas: duas no Ginásio de Esportes, quando as obras do mesmo terminarem; e duas em local a ser definido. Segundo Romário, os servidores ativos e inativos terão como recurso de acesso ao Instituto a digitação de número de matrícula em teclado específico.

— O funcionamento das catracas é um grande avanço na segurança da instituição. Nós temos, hoje, cerca de sete mil estudantes que entram e saem pela portaria dos alunos. É um fluxo grande e fica difícil um controle por parte dos porteiros. Os porteiros não têm como identificar em todo esse fluxo: “Esse é aluno, aquele não é.”. — disse Romário, acrescentando a informação de que, no caso de algum aluno esquecer ou perder a carteira de identificação, ele será direcionado à Portaria Principal, onde será identificado e terá entrada liberada no campus.

(Postado em 08/08/2013).