CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Celiff do IFF Campos Centro apresenta contribuições em congresso de internacionalização da EPT

por Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 25/11/2025 11h43, última modificação 25/11/2025 11h43
O evento foi realizado no Campus Tijuca II do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
Celiff

Os professores Ana Paula, Rômulo, Fernanda e Aline contribuíram com trabalhos acadêmicos (Foto: Divulgação).

   A participação de professores do Centro de Línguas do Instituto Federal Fluminense (Celiff) do Campus Campos Centro é mais uma ação de fortalecimento e integração institucional da política de internacionalização do IFFluminense. Os professores Rômulo dos Santos Rangel, coordenador de Relações Internacionais, a professora Aline das Graças Monteiro Miranda Barros, coordenadora do Celiff e as professoras Ana Paula de Castro e Fernanda Soares Luz acompanharam as discussões e também enriqueceram a programação acadêmica, com apresentação de trabalhos.

   O I Congresso de Internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica (COINTER-EPT), foi realizado entre 11 e 13 de novembro de 2025. O professor Rômulo Rangel apresentou o trabalho “Internacionalização em Casa como estratégia institucional: Um relato de experiência sobre fomento a projetos no IFFluminense”. Para ele, a participação foi uma "plataforma valiosa de troca de conhecimentos", que trouxe perspectivas inovadoras e pode abrir portas para futuras parcerias, fortalecendo a internacionalização do campus.

   Já a professora Aline Miranda apresentou o projeto “Ensino de idiomas no contexto da Internacionalização em Casa: um projeto do CELIFF Campos Centro”. Ela ressaltou a oportunidade de constatar o quanto o ensino de línguas está forte e avançando em outros centros da rede. "A experiência no COINTER foi fundamental para trocar saberes e contribuir para futuras ações no Celiff", comentou.

   Os trabalhos apresentados contaram com a autoria conjunta dos quatro representantes e da professora Larissa Cristina Cruz Brum, que não pôde comparecer ao evento. As professoras Ana Paula de Castro e Fernanda Soares Luz endossam o balanço positivo. “Foi um evento extremamente rico, que abriu um leque de novas perspectivas e ideias para aplicarmos no nosso Celiff”, afirmaram.