CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Desenvolvimento Regional

Centro Avançado de Cordeiro busca apoio do IFF Campos Centro

por Antonio Barros/Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/03/2026 14h24, última modificação 17/03/2026 14h24
Diretora da unidade, vice-prefeito, secretário e vereador do município participam de vista ao IFF Campus Campos Centro.
Cordeiro

A professora Sirley Brandão recebe os visitantes em um dos laboratórios de Prática Inclusiva (Foto: Antonio Barros/Ascom).

   Há 11 anos o Instituto Federal Fluminense está presente no município de Cordeiro com o Centro de Referência, vinculado ao IFF Campus Santo Antônio de Pádua. Mas a gestão da unidade e da prefeitura querem receber novos cursos e ampliar o número de alunos. Nesta terça-feira, 17 de março, representantes do município foram recebidos no Campus Campos Centro do IFF pelo diretor-geral Carlos Augusto Boynard e nove dos 11 diretores de área. O vice-prefeito Elvis Mutti disse que está "numa busca constante de trazer mais cursos, mais resultados para Cordeiro, que é uma cidade de 22 mil para 23 mil habitantes".

   A diretora de Acadêmica Fabiola de Amerio Ney disse aos visitantes que eles acertaram em visitar o campus, para verem suas potencialidades. O campus oferece gratuitamente do ensino técnico ao doutorado, com 8 mil estudantes. "Tem tudo a ver com a história que vocês pretendem no futuro, mas o planejamento tem de ser feito agora", recomendou ela. O secretário de Indústria e Comércio de Cordeiro, Victor Garcia, manifestou a intenção de o Centro de Referência ter "ainda mais alunos, ainda mais cursos, para que a gente possa desenvolver nosso município e toda a região".

   Intenção também manifestada pelo vice-prefeito Elvis Mutti. "Nós estamos aqui por conta disso mesmo, numa busca constante de trazer mais cursos, mais resultados para Cordeiro, uma cidade de 22 mil para 23 mil habitantes" - detalhou ele. Além dos representantes da prefeitura, participou da reunião e da visita o vereador e entusiasta do IFFluminense Luiz Gustavo Pinto da Silva (União Brasil).

   Caminho certo - O diretor Carlos Boynard ressaltou a importância de a instituição procurar contar com parcerias, a começar pelos seus egressos, que podem trazer muitas contribuições. Ao saber que a gestão municipal e do Centro de Referência também buscam apoio em Brasília, o diretor disse que eles "estão no caminho certo", adiantando que, nas próximas semanas, voltará com alguns gestores à capital federal em busca de novos recursos financeiros. "Eu sempre falo que não adianta a gente ficar esperando, com nosso orçamento cada vez menor, recursos cada vez menores. Então, a gente busca alguns parceiros para nos ajudar (como deputados federais e emendas parlamentares).  

   A diretora Lívia Ladeira Gomes fez um breve histórico da unidade, que hoje oferece três turmas do Curso Técnico de Mecânica. "Nós somos um Centro de Referência vinculado ao IFF Campus Santo Antônio. A prefeitura na época (em 2014) recebeu recursos de emenda parlamentar e comprou equipamentos para o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) que seria uma escola para desenho de projeto, soldagem, caldeiraria", detalhou ela.

   A prefeitura instalou os equipamentos, como tornos, em um galpão no Centro da cidade. "Mas não havia uma instituição para oferecer os cursos. Egressos do Campos Centro, como o professor Thiago de Paiva Menezes (da área de Mecânica), levaram o Luís Augusto Caldas (então reitor) para conhecer. Dois meses após a visita, Cordeiro ganhou uma unidade de formação vinculada ao campus Pádua", completou Lívia.