CAMPUS CAMPOS CENTRO

Acervos

Centro de Memória Nilo Peçanha busca qualificação para atender melhor

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/09/2022 18h41, última modificação 19/09/2022 12h22
Coordenador do espaço já conseguiu parceria com Arquivo Público de Campos dos Goytacazes.

O professor Rodrigo Resseline busca parcerias (Antonio Barros/Ascom).

São 112 anos de uma história construída em oficinas, salas de aulas, espaços internos e externos e com a contribuição de gerações de estudantes, professores, servidores e colaboradores. Parte de toda a trajetória do Ensino Profissional e Tecnológico do Instituto Federal Fluminense está contada em livros, documentos escolares, objetos, máquinas e mobiliário. Para fazer chegar às pessoas interessadas essa narrativa singularizada em um rico acervo, a coordenação do Centro de Memória Nilo Peçanha do IFF Campus Campos Centro está buscando apoio especializado. O professor Rodrigo Rosseline, coordenador do espaço, conta que uma das providências necessárias é produzir um inventário "para se ter uma dimensão do acervo".

O passo inicial para qualificação da equipe do Centro de Memória será dado durante a 27ª semana do Saber Fazer Saber em oficina a ser ministrada pela professora Larissa Manhães, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Professor Darcy Ribeiro (UENF). Na universidade, a professora está à frente do projeto de extensão intitulado Preservação do patrimônio histórico de instituições escolares no norte fluminense. Atualmente, já são contemplados pelo projeto a escola estadual Liceu de Humanidades de Campos e o Colégio Estadual Nilo Peçanha. A oficina vai realizada no dia 22 de setembro e terá, além do IFF, a participação do Centro de Memória do Instituto Superior de Educação Prof. Aldo Muylaert - ISEPAM/FAETEC.

A oficina resulta da parceria entre o Centro de Memória Nilo Peçanha e o Arquivo Público Municipal de Campos Waldir Pinto de Carvalho.

- O objetivo é auxiliar na capacitação das equipes para a produção de um inventário dos itens documentais do acervo dessas instituições como subsídios para a criação de um sistema de classificação multinível, afim de viabilizar futuramente o acesso do público externo, sobretudo pesquisadores na área da História da Educação, ao acervo de grande valor científico - detalha o professor Rodrigo.

Ele ainda acrescenta que entre as ações futuras, que darão continuidade às iniciativas atuais, está o desenvolvimento de projetos que possam ser contemplados em editais de financiamento para a área de forma a dotar o Centro de Memória de um acervo digitalizado, informatizado e acessível a pesquisadores e o público em geral.