CAMPUS CAMPOS CENTRO

Centro Histórico é tema de palestra

por admin publicado 24/05/2013 18h45, última modificação 15/12/2017 13h54
Evento abordou aspectos de obras já prontas e em andamento no Centro Histórico de Campos. O público foi composto, em sua maioria, por estudantes de Arquitetura.

A palestra intitulada “O projeto de revitalização do Centro Histórico de Campos dos Goytacazes” aconteceu na noite desta quinta-feira, 23 de maio de 2013, no Auditório Cristina Bastos, no campus Campos-Centro. Os palestrantes da noite foram os arquitetos e urbanistas Claudio Valadares e Paulo Vidal.

O evento é parte da programação da 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo do campus. Em sua palestra, Claudio comentou sobre os objetivos gerais e específicos do projeto de revitalização do Centro Histórico. Dentre os objetivos específicos, estão, por exemplo: a organização do espaço urbano e das atividades existentes, visando a preservação e sustentabilidade; e a adequação e requalificação da infraestrutura urbana.

Na palestra, Claudio apresentou várias fotografias das áreas centrais de Campos — onde estão prédios históricos, e também imagens atuais de obras de restauração que foram finalizadas e outras que estão em andamento.

“Nós temos uma batalha a ser vencida. Mas como todo arquiteto vive perigos amplamente, vamos seguir na caminhada e trazer para a cidade um novo olhar. Vamos mostrar como a profissão de arquiteto e urbanista pode contribuir para a cidade.”, disse Claudio.

Já Vidal, na palestra que ministrou, falou das linhas de ação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, o Inepac, envolvendo a restauração do Centro Histórico.

“Procuramos implementar diretrizes para ações dos próximos anos - a curto, médio e longo prazos. Acho muito importante que se faça este tipo de debate com os alunos de Arquitetura. É bom para eles acompanharem os projetos e fazerem juízo de valor. O arquiteto é um cidadão como qualquer outro, mas tem um olhar específico sobre o território da cidade e pode colaborar com a melhoria da qualidade dela.”, comentou Vidal, dizendo que acredita que um projeto para o centro de Campos é algo muito importante, já que a área central guarda uma grande memória da cidade e de seus habitantes. “O centro precisa ser vivo! A gente precisa de conservação e vitalidade.”, acrescentou.

Confira AQUI a programação da 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo.