CAMPUS CAMPOS CENTRO

ARTES CÊNICAS

Combate ao racismo e valorização da cultura africana são temas do Aquilombamento Teatro Negro do IFF

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 04/11/2019 17h29, última modificação 04/11/2019 17h29
O evento vai acontecer entre os dias 21 e 23 de novembro.
Licenciatura em Teatro faz evento para discutir cultura negra

O Curso de Licenciatura em Teatro do Campus Campos Centro, do Instituto Federal Fluminense (IFF), vai realizar o 1º Aquilombamento Teatro Negro entre os dias 21 e 23 novembro. O evento será uma oportunidade para discutir ações de combate ao racismo e como valorizar a herança cultural dos negros na sociedade brasileira. As inscrições podem ser feitas AQUI.

Professor do Curso de Teatro, Mateus Gonçalves disse que os professores perceberam que a arte europeia exerce grande influência na formação dos alunos e promover um evento para discutir as manifestações artísticas feitas pelos negros será um aprendizado.

“A gente tem uma legislação que pensa em trazer as referências afro, afrobrasilidade e das culturas indígenas para fazer essa discussão dentro do currículo. Tem lei que pauta isso. E com certeza esse evento está dentro de várias ações pedagógicas antirracistas. Tem esse movimento de fazer a crítica ao racismo, mas também de fazer a valorização da cultura afrobrasileira. Mais pelo positivo de mostrar a diversidade cultural e quanto que é bonito conhecer uma cultura que é distinta e quanto que essa cultura é fundante do que hoje nós chamamos de Brasil”, afirmou.

O evento é uma parceria com o Centro de Teatro Oprimido (CTO), da cidade do Rio de Janeiro, de onde virão os coletivos artísticos Cor do Brasil e Madalena Anastácia para falar sobre a identidade africana nas artes cênicas e feminismo negro. Artistas e professores e professoras locais também vão participar do 1º Aquilombamento Teatro Negro.