CAMPUS CAMPOS CENTRO

Como Faz?

Comitê de ética divulga curso sobre pesquisa com humanos

por Assessoria de Comunicação Social publicado 26/09/2024 11h47, última modificação 26/09/2024 11h59
O minicurso vai ser realizado no dia 1º de outubro, de 15h às 17h. As inscrições estão abertas.
Pesquisa com Humanos

Arte com desenhos que remetem a figuras humanas e a palavra Minicurso (Arte: Design/Ascom IFF).

O trabalho acadêmico vai envolver pesquisa com pessoas. Tem de pedir autorização? Para responder a essa e outras dúvidas em pesquisas de diversas modalidades - pós-graduação, conclusão de curso e outros - a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFF Campus Campos Centro (DPPGCC) e o Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos do IFFluminense organizaram o minicurso "Ética em Pesquisa com Humanos: o que você precisa saber para submeter seu projeto".

A atividade tem como público alvo os estudantes e servidores do campus, sendo composta por seis tópicos temáticos que tratam de ética, direitos, documentação necessária, pontos importantes na redação de um projeto e outros. O minicurso será ministrado pelas pesquisadoras do Instituto Federal Fluminense, Deborah Alves Horta e Letycia Sardinha Peixoto Manhães.

De acordo com os organizadores, o minicurso  "visa capacitar pesquisadores e estudantes sobre os princípios éticos e regulamentos que orientam a condução de pesquisas com seres humanos, garantindo a proteção dos direitos e bem-estar dos participantes."

Veja AQUI outros detalhes e como fazer a inscrição.