CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Eletricistas

Comoção familiar na cerimônia de formatura de Curso de Formação Inicial e continuada

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/11/2023 11h14, última modificação 01/12/2023 11h57
Evento contou com parceiros do IFF Campos Centro, como o Degase, o Ministério Público estadual e a juízo da Infância e Juventude.
Formatura Curso FIC

Servidores, bolsistas do IFF, parceiros do curso e convidados participaram da cerimônia (Fotos: João Caetano/IFF).

   Momentos de forte emoção marcaram nesta quarta-feira, 29 de novembro, a cerimônia de formatura de estudantes do curso de instalador predial de baixa tensão, ministrado por 12 professores do IFF Campus Campos Centro para jovens atendidos pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). Na entrega dos certificados, as mães e outros familiares dos formandos pediram a palavra e mencionaram o esforço familiar para a superação, assim como as expectativas para o futuro, culminando em abraços coletivos aos alunos, cena que sensibilizou os demais participantes da cerimônia. 

   Antes dos representantes de instituições parceiras do campus no projeto se pronunciarem, um dos formandos falou pela turma e manifestou o desejo seu e dos colegas de dar continuidade ao aprendizado, assim como iniciar uma nova etapa na vida trabalhando na área.   

   Mãe de um dos formandos, Marta Gonçalves Neves disse estar muito orgulhosa com a conquista do filho, "não tenho nem palavras para agradecer. Daqui pra frente, caminhando para vencer na vida, em nome de Jesus! Vou ajudar ele que a vitória é certa! Levantar a cabeça e dar a volta por cima! Muito obrigada a todos que ajudaram!"

   Um dos jovens disse que gostou muito do curso e que faria de novo: "faria mil vezes, foi impressionante mesmo! Foi uma boa oportunidade e eu vou abraçar essa oportunidade". Em relação aos estudos disse que quer "fazer mais" e que "quanto mais se aprende é melhor". 

   Homenagem - O diretor-geral do campus, professor Carlos Alberto Fernandes Henriques, contou que a ideia de oferecer o curso surgiu há quatro anos, num momento em que buscava um projeto de extensão para a comunidade externa. O professor Alex Cabral, diretor da área, sugeriu a oferta de uma oportunidade para os meninos atendidos pelo Degase. A parceria foi firmada e resultou no curso. "Hoje é um dia muito especial, que tem como protagonistas nossos alunos", destacou Fernandes em sua fala durante a cerimônia, ressaltando, que o IFF "transforma vidas". 

   Os demais integrantes da mesa enfatizaram a importância da iniciativa, da parceria e desejaram que os formandos possam iniciar um novo momento de conquistas na vida. Após a entrega de certificados, os professores Roberto da Silva, Luilcio Barcelos e Gustavo Terra receberam medalhas - entregues pelos vereadores Leon Gomes, Hélio Nahim e Lucas Terra, em homenagem da gestão do campus aos docentes.