CAMPUS CAMPOS CENTRO

COMTED dá continuidade a ações que visam enriquecer o processo de ensino aprendizagem

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 22/02/2018 18h01, última modificação 22/02/2018 18h01
O workshop Lean Education trouxe ao Campus Campos Centro professoras de universidade portuguesa.
Lean Education

A colaboração coletiva foi um dos aspectos abordados no curso (Fotos: Comunicação Social do Campus)

O evento foi uma realização da Coordenação de Metodologias e Tecnologias da Educação (COMTED), ligada à Diretoria de Gestão Acadêmica (DGA). A oficina, teve a mediação das professoras Anabela C. Alves e Celina P. Leão, ambas da Universidade do Minho. A proposta do evento foi quebrar a distância entre o mundo acadêmico e o profissional. Por meio metodologias ativas de ensino colaborativo em grupo, os participantes puderam interagir entre si e buscar soluções e pontos em comum para solução de questões relacionadas ao Lean Education (em tradução livre, "Educação Enxuta").

A proposta dessa metodologia é pensar uma nova maneira de otimizar as atividades educacionais e profissionais em grupo, pela eliminação de etapas do processo de ensino aprendizagem que não agregam efetivo valor à formação profissional do alunoO Pensamento Lean aplicado à Educação, visa o crescimento lucrativo conjunto, a sintonia entre os indivíduos e, ao mesmo tempo, a eliminação do desperdício de recursos como tempo e esforço, fornecendo a ideia de mais valor e menos gastos.

Para o coordenador do COMTED, André Uébe, o encontro trouxe resultados muito positivos "A partir deste momento, estabelecemos e estreitamos laços de parceria com a Universidade do Minho, permitindo amplo e direto acesso, por meio de grupos de estudo, ao que há de mais atual em modelos de efetividade do processo de Ensino Aprendizagem. Os participantes gostaram bastante e estão empolgados para se aprofundarem no tema em questão."