CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Dança

Corpo de Dança do Instituto vai realizar uma residência artística em dança

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 13/08/2018 13h14, última modificação 13/08/2018 13h15
A professora-pesquisadora Vivian Barbosa é a responsável pela atividade direcionada a estudantes do Curso de Licenciatura em Teatro.
Dança

A professora e pesquisadora Vivian Barbosa vai ministrar curso no Campos Centro do IFF.

A atividade vai acontecer nos dias 14, 16 e 18 de agosto com a participação de professores e estudantes do Corpo de Dança do IFF, coordenado pela professora Tatiana Oliveira.  Para Vivian é um momento especial por ser um retorno à instituição onde cursou seu Ensino Médio, no então CEFET- Campos.

"Eu me sinto honrada em retornar à Campos e em poder contribuir com a instituição que tanto colaborou com minha formação. Ter estudado no IFF (então CEFET, naquela época) foi crucial para minha trajetória, tanto pela excelência do ensino - público, gratuito, laico e libertador - como pelo comprometimento de cada um dos professores que passou por minha vida", lembra ela.

Atualmente Vivian Barbosa é professora assistente na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, onde atua na área de Dança. Ela está cursando também o doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral realizado na Inglaterra sob supervisão da Professora doutora Vida Midgelow, com bolsa CAPES de doutorado sanduíche.

Cefet - Sua trajetória na dança iniciou na infância e ao cursar o ensino médio no Cefet-Campos encontrou um ambiente estimulador para seu crescimento no campo artístico e pessoal, como relembra: 

"Foi no CEFET que entrei em contato com pessoas interessantíssimas, entre docentes e discentes, que me ajudaram a iniciar a construção de outros horizontes relacionados à cultura e à arte. Minha participação no Coral do CEFET, por exemplo, no início dos anos 2000, foi uma fase bastante importante nesse sentido. Hoje percebo que o IFF desponta no necessário processo de reconhecimento da relevância das dimensões estética, criativa, ética e cidadã que são parte do campo artístico em suas diversas manifestações". 

Para a professora e artista, "o Curso de Licenciatura em Teatro, único no interior do Estado do Rio de Janeiro, é uma marca desse reconhecimento, tão decisivo para a valorização da Arte como área de conhecimento em nosso país".   

A professora Vivian é Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense e graduada em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

 Acesse AQUI o blog da artista e docente para conhecer mais sobre o seu trabalho