CAMPUS CAMPOS CENTRO

Curso de eletricista ensina ética e cidadania a socioeducandos

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 29/06/2023 16h02, última modificação 29/06/2023 16h02
IFF Campos Centro está capacitando jovens que cumprem medida socioeducativa no Degase de Campos.
IFF Campos Centro oferece curso de eletricista a socioeducandos

Alunos fazem aula prática no laboratório de eletrotécnica do IFF Campos Centro. As aulas aos socioeducandos acontecem nas instalações do Degase de Campos.Foto: Vitor Carletti/ Ascom

Antes de conhecer como funcionam os circuitos elétricos, os socioeducandos que cumprem medidas socioeducativas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) em Campos dos Goytacazes aprendem princípios éticos e de cidadania. Eles estão matriculados no Curso de Formação Inicial e Continuada em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão oferecido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro e até dezembro vão se tornar novos eletricistas.

O curso acontece nas instalações do Degase, em Campos. A capacitação tem carga horária de 200h e é dividida em duas partes. Uma teórica e outra prática, como explica o diretor de Extensão do IFF Campos Centro, Alex Cabral.

“A gente espera dar um outro caminho para esse menino, para ele ter uma outra escolha. Queremos dar o caminho do estudo e do conhecimento. Na parte humanística, nós temos que passar o conhecimento do social para esses alunos. O quê de ética e cidadania e expressão oral e escrita eles podem aprender. Essa parte corresponde a 30% do curso”, disse.

As disciplinas da área humanísticas são: Sociedade da Informação – Comunicação Oral e Escrita, Trabalho e Relações Humanas, Ética e Cidadania e Comunicação e Expressão.

Alex afirmou também que parte das vagas do projeto “Mulheres Mil” será destinada às mães desses socioeducandos. “Queremos capacitar as mães com o mesmo curso para quando o socioeducando sair de lá (do Degase), eles possam caminhar juntos, neste sentido do empreendedorismo”, afirma.