CAMPUS CAMPOS CENTRO

Extensão

Curso de Gramática Básica recebe inscrições até 12 de agosto e vai usar textos de jornais

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 29/07/2024 16h43, última modificação 29/07/2024 16h43
As aulas vão acontecer às terças-feiras, das 16h30 às 18h10, no Bloco G do IFF Campos Centro. Professores e alunos de outras instituições de ensino também podem se inscrever.
Curso de Gramática Básica

Interessados podem fazer a inscrição até 12 de agosto.Arte: Raphaella Cordeiro/Ascom Centro

O Curso de Extensão Gramática Básica: o essencial para você ler e escrever mais e melhor está com inscrições abertas até 12 de agosto. Para se inscrever, é preciso acessar o formulário eletrônico disponível AQUI, preencher os dados e confirmar o interesse em participar.

As oito aulas previstas vão acontecer às terças-feiras, das 16h30 às 18h10, na sala 201 do Bloco G do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, no período de 20 de agosto a 8 de outubro.

Coordenador da iniciativa e professor da graduação em Letras e do ensino médio do campus, Thiago Eugênio Betta informou que esse curso, conhecido também como a “A experiência do texto”, vai ser dividido em três etapas. A primeira vai ensinar a gramática básica e está com as inscrições abertas.

“Eu proponho uma nova metodologia, obviamente, com base em autores e teóricos que já pensam em metodologia de Língua Portuguesa, mas considero uma proposta nova, porque convoco diferentes autores e propondo algo inovador”, detalha.

O professor disse que esse curso de extensão é resultado de um projeto de pesquisa realizado há dois anos com o mesmo nome, cujo objetivo foi desenvolver essa metodologia.

“Agora é um projeto de extensão para implementar a metodologia em três cursos. O primeiro se chama Gramática Básica, que é um curso que eu levo para um público em geral conceitos gramaticais para facilitar a leitura e a escrita de textos. Depois desse curso que dura dois meses, nos vamos fazer outro para professores do ensino médio e graduandos em Letras para que eu possa apresentar essa metodologia que é a experiência do texto que também vai durar dois meses. No ano que vem, vou fazer um curso com alunos do ensino médio para implementar com eles essa metodologia”, afirma.

Thiago Eugênio diz que o objeto de estudo vai ser os textos jornalísticos. “Vamos ensinar a gramática básica com notícias, editoriais e artigos de opinião. [Vamos] analisar o discurso, como o texto se estrutura e como a Língua (Portuguesa) se manifesta ali.”