CAMPUS CAMPOS CENTRO

Curso de Sistemas de Telecomunicações recebe conceito 4 em avaliação do MEC

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 20/03/2024 17h34, última modificação 20/03/2024 17h41
A visita dos técnicos do Ministério da Educação ocorreu entre os dias 11 e 13 de março.
Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações é avaliado pelo MEC

Estudantes no laboratório de telecomunicações. O curso tecnólogo foi considerado de boa qualidade pelo Ministério da Educação.Foto: Vitor Carletti / Ascom Centro

O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, recebeu conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A escala varia de 1, considerado insatisfatório, a 5, a nota máxima.

A visita ocorreu entre os dias 11 e 13 março de forma virtual. O MEC avalia os cursos periodicamente a fim de reconhecer ou não a qualidade do ensino e, se for o caso, indicar adequações para melhorar a graduação.

O relatório de avaliação é dividido em quatro dimensões de análises: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, infraestrutura e considerações finais. Neste último item, os técnicos avaliaram que o curso nas três primeiras dimensões apresenta “em média um perfil bom de qualidade”, diz trecho do documento.

A coordenadora do curso Suélly Santos destacou o empenho da equipe de trabalho na conquista do conceito 4, mas disse que a meta é alcançar o conceito máximo. Alguns pontos das três dimensões do relatório receberam conceito 3, no entanto, essas áreas poderão ser aperfeiçoadas de acordo com a professora.

“É essencial realizar uma análise detalhada do relatório visando melhorias. Existem aspectos que não estão sob controle da instituição ou do curso. O instrumento de avaliação não está alinhado especificamente com o perfil da instituição, mas, sim, de universidade, o que pode resultar em algumas inconsistências. No entanto, é importante destacar que essas questões não representam uma falha da nossa parte. Por isso, é fundamental revisar cuidadosamente o relatório em conjunto com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) para identificar as áreas que receberam conceito 3 e assim implementar ações de melhoria. O objetivo é alcançar a nota máxima, um 5”, afirma.

O tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações forma profissionais habilitados a planejar, implantar e operar sistemas de telecomunicações.