CAMPUS CAMPOS CENTRO

Curso de Tecnologia em Design é conceito 3 na avaliação do Enade 2022

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/11/2023 15h53, última modificação 17/11/2023 10h27
Os resultados da prova foram divulgados pelo MEC no dia 31 de outubro. As notas do curso do IFF Campos Centro correspondem às médias nacionais obtidas por outras instituições de ensino.
Curso de Design Gráfico é conceito 3 no Enade 2022

O colegiado do explicou que a pandemia e a fase de extinção do curso influenciaram no resultado da prova aplicada pelo Inep.Arte: Matheus Pittol/estagiário de Design Gráfico da Ascom Centro.

O Curso Superior em Tecnologia em Design Gráfico do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro recebeu conceito 3 na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os resultados foram divulgados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 31 de outubro.

O conceito do Enade vai de 1 a 5, que corresponde à nota mínima e à máxima obtida pelos alunos concluintes do curso. Segundo relatório do Inep, o desempenho do Curso Superior em Tecnologia em Design Gráfico indica que os estudantes conseguiram uma média de acertos acima de 50%, percentual obtido também por outras instituições de ensino que oferecem o curso no Brasil.

O desempenho final é uma média ponderada da nota da prova de conhecimentos específicos com a de formação geral, como explica o relatório. “A parte referente ao Componente Específico contribui com 75% da nota final, enquanto a relativa à Formação Geral contribui com 25%, em consonância com o número de questões da prova, 30 e 10, respectivamente", afirma o relatório.

Segundo o documento do Inep, ao todo, dos 102 estudantes do curso aptos a fazerem a prova, 59 foram avaliados no exame do Enade 2022.

O colegiado do curso informou, por meio de nota, que o desempenho no Enade 2022 não era o esperado pelos professores e explicou que as limitações impostas pela pandemia de Covid-19 e o processo de extinção do Curso de Tecnologia em Design contribuíram para que os estudantes não conseguissem atingir um conceito mais elevado.

“O resultado do Enade 2022 não foi o desejável, face às nossas últimas notas no referido exame, porém compreensível diante dos momentos atípicos vividos pela Educação e a sociedade de forma geral, em um período pós-pandêmico. Durante a pandemia, o Curso de Tecnologia em Design Gráfico teve muitas de suas disciplinas ofertadas de forma remota e flexível, e outras, com caráter prático e que exigiam o uso de laboratórios, só foram ministradas presencialmente no retorno definitivo das aulas. Além disto, com a implantação do Curso de Bacharelado em Design Gráfico, o Curso de Tecnologia encontra-se em processo de extinção e, no momento, existe um número significativo de alunos inscritos no último período (6º período), que estão matriculados apenas no componente curricular “Trabalho de Conclusão de Curso” (TCC), e isto, infelizmente, culmina em um cenário em que há um afastamento progressivo e natural dos discentes do universo acadêmico, impactando assim no desempenho destes alunos em um exame como o Enade.”

A nota do colegiado afirma ainda que o Curso de Bacharelado em Design está em fase de implementação e que o objetivo é formar um profissional contemporâneo alinhado com os princípios da cidadania.

“Temos um histórico de 22 anos primando por uma educação significativa e de qualidade, compromisso este que nos incentivou na criação de um Curso de Bacharelado em Design Gráfico, que vem repensando a formação de um profissional contemporâneo que esteja ainda mais preparado para os desafios do futuro. Assim, muitos aspectos pedagógicos e metodológicos estão sendo implementados neste novo Curso, para além de um resultado de excelência no Enade, mas para o desenvolvimento de cidadãos alinhados com as necessidades de uma sociedade complexa, dinâmica e que está sempre evoluindo”, finaliza.