CAMPUS CAMPOS CENTRO

MÚSICA

Curso de violão para iniciantes com inscrições abertas

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 21/02/2024 13h24, última modificação 21/02/2024 13h38
As aulas vão acontecer no IFF Campos Centro. No total, são 40 vagas divididas em duas turmas: uma pela manhã e a outra à tarde. As inscrições vão até 29 de fevereiro.
Inscrições abertas para Curso de Formação Inicial e Continuada

As inscrições online vão de 21 a 29 de fevereiro. Foto: Daniel Caldas. Arte: Raphaella Cordeiro

O Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro vai promover o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Músico de Orquestra: Violão. As inscrições vão de 21 a 29 de fevereiro e podem ser feitas AQUI. Os interessados devem ter 12 anos ou mais e possuir o Ensino Fundamental I completo.

As aulas vão acontecer de 24 de abril a 21 de março de 2025 no Centro de Arte e Cultura Anoeli Maciel (Cenacam), que fica no IFF Campos Centro, no bloco C. Segundo o edital, as 40 vagas disponibilizadas serão divididas em duas turmas: uma pela manhã, cujos encontros serão às terças e quintas-feiras; e a outra vai estudar o instrumento à tarde às segundas e quartas-feiras.

Com a iniciativa, o IFF Campos Centro amplia o número de cursos FIC oferecidos pelo campus. No ano passado, houve a realização do Curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis e de Recreador Cultural.

Coordenador da Orquestra de Violões e futuro professor do curso, Victor Matos disse que o aluno não precisa saber tocar o instrumento nem possuí-lo em casa.

“Não precisa saber tocar violão. A gente vai trabalhar com a perspectiva de formação totalmente inicial para quem não tem nenhuma experiência com o instrumento”, afirma. Matos disse também que a escola vai disponibilizar o espaço e o instrumento caso o aluno queira estudar o instrumento depois das aulas.

“Ele (o aluno) vai aprender um pouco do acompanhamento, que é a parte de acorde e ritmo, como também vai aprender a parte melódica do instrumento, que é fazer um solo e uma melodia com o violão.”

A seleção será por sorteio eletrônico que será transmitido pelo canal do Núcleo de Imagens do IFF Campos Centro no Youtube no dia 6 de março.