CAMPUS CAMPOS CENTRO

INCLUSÃO

Curso Faça Fácil Libras vai capacitar servidores da Câmara de Vereadores de Campos

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 06/03/2024 13h45, última modificação 06/03/2024 14h55
A direção-geral do IFF Campos Centro firmou parceria com a Presidência da Casa. O curso vai começar no dia 8 de março.
Parceria entre IFF Campos Centro e Câmara de Vereadores de Campos

A reunião entre a direção-geral e servidoras da Câmara de Vereadores. (Da esquerda para direita: Carlos Alberto (diretor-geral do IFF Campos Centro), Fernanda de Freitas (diretora da Escola Legislativa), Estevam Farias (professor e tradutor intérprete de Libras), Maiara Coutinho (coordenadora pedagógica) e Gabriella Carneiro (secretária da Escola Legislativa).Foto: Vitor Carletti / Ascom Centro

O Curso Faça Fácil Libras (Língua Brasileira de Sinais) abriu uma edição especial para capacitar servidores da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes.

A aula inaugural vai acontecer nesta sexta-feira, 8 de março, na sala 208 do bloco G, às 16h, no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, cujo diretor-geral se reuniu com a direção da Escola Legislativa da Casa, na sexta-feira, 1º de março, e firmou mais uma parceria com o legislativo municipal.

As vagas são destinadas aos servidores da câmara, mas, caso não sejam preenchidas, a Escola Legislativa vai receber inscrições do público externo por meio do e-mail escolalegislativadecampos@camaracampos.rj.gov.br até quinta-feira, 7 de março, às 14h. O interessado deve enviar uma mensagem para este endereço eletrônico com nome completo, nº de CPF e RG, endereço, CEP, cidade/estado, e-mail e número de telefone.

O curso vai acontecer às segundas e sextas-feiras, das 16 às 18h, no IFF Campos Centro nos dias 8, 11, 15, 18, 22 e 25 de março. O objetivo é capacitar o servidor para atender ao público externo com uma comunicação adequada ao surdo.

O diretor-geral do IFF Campos Centro, Carlos Alberto Henriques, disse que o campus possui um termo de cooperação e que esta edição do Curso Faça Fácil Libras é mais um projeto fruto dessa parceria com a Presidência da Câmara. Programas televisivos produzidos no IFF Campos Centro já estão no ar pela TV Câmara.

“Recebemos o convite do atual presidente da Câmara [Marquinho Bacellar (SD)] para continuar com o termo de cooperação. Mas, ampliou mais. A ampliação veio em função da reativação da Escola Legislativa. E dentro desse termo de cooperação foi-nos solicitado que fizéssemos um curso de Libras, no ano passado. E agora estamos consolidando essa ação. É uma das finalidades dos institutos. Fazer essa comunicação com o poder público para melhorar o desenvolvimento territorial”, afirma.

A diretora da Escola Legislativa da Câmara de Campos, Fernanda de Freitas, disse que o objetivo é a capacitação profissional do servidor. “Existe a necessidade de fazer essa comunicação. Não podemos excluir e deixar outras incluídas”, disse.

Para o professor do Curso Faça Fácil Libras, Estevam Farias, a Câmara de Vereadores deve estar preparada para fazer a comunicação com a pessoa surda antes de ela procurá-la.

“A metodologia vai ser bastante lúdica com acervo de sinais que vão ser ensinados. É um curso presencial com brincadeira, dinâmicas e atividades online. O critério é frequência e participação. Depois vai haver a certificação”, disse.

A listagem dos selecionados vai ser publicada no site da Câmara de Campos.