Notícias
Preparatório
Curso Preparatório Popular Goitacá inicia novas turmas
Aula inaugural da turma da manhã (Foto: Antonio Barros/Ascom).
Este ano, o curso está oferecendo seis turmas, sendo uma de Pré-Enem e outra do Pré-IFF, em cada um dos turnos. Os horários diurnos têm aulas presenciais e o da noite é pela internet. Na aula inaugural o projeto de extensão é apresentado aos novos alunos. Na atividade, os professores também se apresentam. O curso conta com 30% de voluntários. Eles são servidores, com graduação, do IFF e de parceiros, como a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e o Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM).
Uma curiosidade é que, entre os professores de turmas on-line, uma docente é da Universidade Federal de Rondônia (UFIR). Estudantes bolsistas respondem por outros 70% de colaboradores. Servidores administrativos do Campus Campos Centro participam como voluntários, na parte administrativa.
Entre as questões educativas, consideradas nesse começo de jornada para as novas turmas, estão "a potência da sala de aula: o que acontece nesse espaço que é diferencial e transformador; Valores: respeito, diferenças, liberdade para falar, perguntar, expor dúvidas, coragem, aprender a escutar, direitos iguais, responsabilidade, comprometimento, engajamento e determinação. Entusiasmo! A relação entre professor e aluno".
Cursos - Maitê Benine de Almeida, da Escola Estadual Constantino Fernandes, é uma das alunas deste ano. "Eu quero fazer o Pré-IFF e conseguir uma vaga" no IFF. Maitê ainda não sabe exatamente que curso tentará, mas já indica: "provavelmente Mecânica ou algo do tipo". Sua amiga, Ana Júlia Queiroz da Silva, também da Constantino quer "fazer o Pré-IFF e o ensino médio", mas ainda não sabe que curso fará.
Outro novo aluno do Goitacá é Guilherme Dias Gonçalves, da Escola Estadual Rotary II. Sobre o futuro próximo, Guilherme também ainda vai definir: "ainda sou novo e são várias opções, conforme o tempo em que estou aqui, vou ver com calma". O cubano Alejandro Escalona, que fará o pré-vestibular oferecido pelo curso, já tem uma ideia do que fará após: "Quero fazer uma faculdade. Procurei na internet, o site, e me inscrevi. Curso, quero fazer biologia ou informática, um dos dois, porque gosto muito".
A servidora e psicóloga do campus, Emanuel Sodré, enfatiza que um dos objetivos "é ajudar o maior número possível de alunos de escolas públicas a passarem nos processos seletivos, pro curso que eles desejam".
Veja outras fotos
Aula inaugural da turma da manhã (Foto: Antonio Barros/Ascom).
Aula da turma da tarde (Foto: Diomarcelo Pessanha/Núcleo de Imagens do IFF).