CAMPUS CAMPOS CENTRO

Inscrições Abertas

Curso preparatório Goitacá está oferecendo mais vagas este ano

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 07/02/2023 12h19, última modificação 08/02/2023 10h50
O preparatório é um projeto desenvolvido no IFF Campus Campos Centro e terá turmas preparatórias para acesso a cursos técnicos e graduação.
Curso Popular Goitacá

Uma das aulas do curso (Foto: Raphaella Cordeiro/Ascom)

O curso preparatório Goitacá está com inscrições abertas até dia 15 de fevereiro. Funcionando com ensino híbrido, são oferecidas turmas na parte da manhã e tarde de forma presencial e a turma online, no período noturno. As inscrições são feitas pela internet. Podem participar alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental ou que tenham concluído o ensino fundamental na rede pública de ensino.

O Goitacá é um projeto de extensão que teve seu início no ano de 2017 e tem entorno de 40% de aprovação dos alunos que participam ativamente durante todo o ano. Com foco nos estudantes de escola pública, o programa atualmente é dividido entre Pré-Vest e Pré-IFF, acontecendo em 3 turnos (manhã, tarde e noite). Este ano foram abertas 500 vagas para alunos, sendo 250 para Pré-IFF e 250 para o Pré-Vestibular. As turmas de Pré-IFF têm aulas de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 11h45min e de 13h30min às 16h45min; As do Pré-Enem de 8h às 12 e a tarde de 13h15min às 17h15min. À noite é online de 18h30min até 21h30min.

"Nesses anos o curso tem crescido bastante, a gente até conseguiu aumentar o número de vagas. Desde 2017 tem tido uma média de 30% a 40% de todo mundo que fica até o fim. Há um processo de evasão, que é característico desse tipo de educação informal. O objetivo é um projeto de extensão, uma forma de levar o conhecimento que é produzido aqui para as pessoas. É um projeto de educação popular que tem dois segmentos agora: para Enem, Processo Seletivo, Faculdade e preparação também para quem quer fazer o ensino médio integrado e também concomitante", explica Emanuela Sodré, coordenadora do projeto.

O curso - Os organizadores notam que muitos estudantes de escolas públicas chegam ao projeto "com muitas fragilidades". Em consequência, uma das missões do Goitacá é oferecer condições mais justas para que ele possam conquistar vagas em um processo seletivo. Outra vertente do projeto é a formação de professores. O curso visa a educação integral, com transversalidade das disciplinas e um espaço para a cultura. O Curso Popular Goitacá tem em perspectiva a formação para a vida cidadã, ética e política. Há espaço também de experimentação de outros processos de ensino aprendizagem - a chamada educação significativa, que faça sentido para a vida das pessoas.

Alcançar objetivos - "Para quem tem o interesse em fazer uma faculdade, ou estudar no IFF, o Goitacá é uma boa oportunidade para ajudar a alcançar esse objetivo. Sabemos que para estudantes de escola pública, muitas vezes a questão de entrar em uma instituição renomada, como o IFF, ou fazer uma faculdade pública é um sonho muito grande. Com a experiência do curso, percebemos que contribuímos muito para o sonho dessas pessoas", avalia Emanuela.

Os alunos recebem carteira de estudante e lancham na instituição e relatam que ao estar no campus já significa muito para eles.
.