CAMPUS CAMPOS CENTRO

Extensão

Curso Popular Goitacá abre inscrições para 500 vagas nas turmas de Pré-IFF e Pré-Enem

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 09/02/2024 12h08, última modificação 23/02/2024 13h23
As aulas gratuitas do Pré-IFF e Pré-Enem vão acontecer nos três turnos: manhã, tarde e noite no IFF Campos Centro e pelo Google Meet. Estudantes de escolas públicas podem fazer a inscrição até 23 de fevereiro.
Seleção de novos alunos para turmas de Pré-IFF e Pré-Enem do Curso Preparatório Popular Goitacá

As inscrições online vão de 9 a 23 de fevereiro.Arte: Raphaella Cordeiro / Ascom Centro

O Curso Preparatório Popular Goitacá vai selecionar 500 novos estudantes de escolas públicas para as turmas de Pré-IFF e Pré-Enem de 2024. As inscrições online vão até 23 de fevereiro e podem ser feitas AQUI.

As aulas gratuitas vão começar em 18 de março no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro e de forma online por meio do Google Meet. A seleção será por sorteio eletrônico que será realizado em 26 de fevereiro.

Segundo o edital, poderão se candidatar às vagas do Pré-IFF estudantes que concluíram ou estejam concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental II em escolas públicas. Já para as turmas do Pré-Enem os alunos deverão comprovar que estudaram ou estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio em instituições públicas de ensino.

Neste ano, haverá reserva de vagas para alunas do Projeto Meninas Digitais Norte Fluminense e adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas no Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves - CENSE PMHA - Campos dos Goytacazes.

A coordenadora do Projeto de Extensão Curso Preparatório Popular Goitacá, Emanuela Sodré, explicou que é preciso criar mais oportunidades para aqueles que se encontram em estado de vulnerabilidade social.

“Esse é o segmento atendido pelo projeto (Meninas Digitais), com um recorte de gênero, para dar mais condições de mulheres acessarem suas vagas e, principalmente, na área das ciências ditas duras, que é um campo hegemonicamente ocupado por homens ainda nos dias de hoje”, afirma.

E complementou: “Para os adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, se torna fundamental essa reserva, pois é um grupo social de vulnerabilidade extrema, que sofre muito preconceito e tem praticamente nenhuma oportunidade na vida. O Goitacá-IFF enquanto projeto objetiva contribuir para que seu público atendido, e agora com as cotas em especial, ofereça condições mais justas para que os grupos historicamente marginalizados acessem suas vagas nas universidades públicas e nos institutos federais”, disse.

A coordenadora contou que 26 alunos das turmas de 2023 conseguiram a aprovação no Processo Seletivo do IFF e em vestibulares