CAMPUS CAMPOS CENTRO

Educação Permanente

Curso voltado para docentes do campus Campos Centro fomenta Formação Continuada

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 29/07/2019 13h19, última modificação 29/07/2019 13h19
Finalidade é melhorar a compreensão de teorias e princípios envolvidos na criação e no uso de ferramentas de ensino-aprendizagem.
Curso de Formação de Professores

Professores concentrados em uma das dinâmicas do curso. (Foto: Divulgação)

Duas novas turmas foram formadas esta semana para o Curso de Formação de Professores do IFF: Educação Permanente e Processos Formativos, realizado pela Coordenação de Apoio ao Estudante (CAE). O objetivo central é proporcionar um ambiente de aprendizagem coletiva e compartilhamento de conhecimentos e experiências, aprimorando, assim, as práticas docentes no Instituto.

Com duração de seis meses, dois dias da semana foram ofertados para os interessados neste semestre: uma turma às terças-feiras e a outra às quintas-feiras. A divulgação foi feita pelo e-mail institucional e cartazes espalhados pelo campus, de 19 de junho a 07 de julho. Com 20 docentes inscritos, as primeiras aulas para ambas as turmas começaram dia 23 e 25, respectivamente.

Serão abordadas metodologias ativas durante as aulas, desenvolvendo as tecnologias educacionais centradas nas áreas de competências cognitivas-formativas. A aposta é construir ambientes educacionais enriquecidos com o uso de tecnologias – fundamentais para a formação profissional contemporânea. A grade do curso disponibiliza matérias como “Saberes e Práticas do Ensino”, “Reflexão da prática docente” e “Ações educacionais construtivistas”.

Professor-investigador – Psicóloga da CAE, Emanuela Nunes destaca os resultados coletados em turmas antecedentes: “A experiência tem sido potente no sentido de ser um espaço coletivo de aprendizagens e trocas para pensarmos as práticas docentes, os objetivos do IFF em relação à formação de nossos alunos e a criação de estratégias para que alcancemos esses objetivos da melhor forma, entre tantos outros temas que surgem entre os professores do campus”. As classes estão compostas de professores de diversos cursos e áreas.

Colhendo bons resultados, o curso tornou-se objeto de estudo da pesquisa Possibilidades da Educação Permanente Docente em Análise no Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro, criada da parceria entre o IFF e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Programa de Pós-Graduação Programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS-UFRJ) – que visa construir conhecimentos que contribuam para a formação docente no Instituto.