CAMPUS CAMPOS CENTRO

DCE E IPHAN na preservação do patrimônio

por admin publicado 18/07/2009 10h29, última modificação 15/12/2017 13h55
É o projeto Circuito IPHAN. O Objetivo é discutir a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural.

Trazer a discussão da importância da preservação do patrimônio histórico e cultural para os estudantes do IF Fluminense e a cidade de Campos é o objetivo da parceria firmada entre o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É o projeto Circuito IPHAN – Oficina de Estudos da Preservação – Etapa Campos.

A reunião aconteceu entre a assessora de educação patrimonial do IPHAN, Maria Rosa Correia, o presidente do DCE, Marcel Cardoso e o tesoureiro, Bruno Tavares, na sede da Superintendência Regional do Rio de Janeiro, no último dia 3 de julho.

Ficou firmada a realização de diversas atividades relacionadas ao patrimônio histórico, que começam no dia 26 de agosto com a palestra do Superintendente Regional do IPHAN, Carlos Fernando Andrade. Ele vai falar sobre o papel do Instituto, suas políticas e a necessidade de manter os valores culturais e históricos de uma cidade.

O Ciclo de palestras vai de agosto a novembro com renomados pesquisadores abordando temas como: “Recursos computacionais e a preservação do Patrimônio Cultural”; “Circulação e Cidade: do movimento da forma à forma do movimento”; “Conforto ambiental em prédios de valor”; “Conservação e restauração de acervos gráficos”, entre outros.

A parceria ainda inclui a publicação de um livro com os textos das palestras ministradas no projeto; a criação de um catálogo de bens imóveis tombados pelo IPHAN no município de Campos e a abertura de um processo de solicitação de tombamento do acervo de Nilo Peçanha e de Alberto Ribeiro Lamego.

“Já passou da hora de Campos, uma das cidades brasileiras com maior valor patrimonial, olhar e cuidar das suas riquezas que envolvem história, cultura e construções”, finaliza o presidente do DCE, Marcel Cardoso.