CAMPUS CAMPOS CENTRO

Esporte

Declarados "os jogos da amizade", o V JIF teve noite de abertura pontuada pela emoção

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 23/08/2017 12h42, última modificação 10/10/2023 12h32
A etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais conta com 11 modalidades esportivas e a participação de mais de mil estudantes/atletas.

Delegações entraram ao som da Orquestra de Violões do IFF

Ela tem quase dois metros de altura e tinha acabado de percorrer a quadra do Ginásio de Esportes Fernando Duncan carregando a Tocha Olímpica, com a qual em seguida acenderia a Pira Olímpica, símbolo não só dos breves tempos de jogos, mas também da longevidade da memória afetiva dos eventos. Com os olhos marejados, deu seu depoimento, após cumprir a missão aplaudidíssima pelo público que lotou o ginásio: "Ser uma ex-atleta, jogando tanto tempo aqui na casa e ver um movimento desses, poder participar dessa homenagem que fizeram para mim é muito gratificante, porque mostra o valor que as instituições dão ao esporte. É surreal estar no meio disso!". A ex-atleta em questão é Taís da Silva Maciel, estudante do sexto período de Engenharia de Controle e Automação, curso oferecido no Campus Campos Centro. Taís esteve acompanhada de quatro servidores do Instituto, que como ela são ex-atletas da instituição.

Desde 2013, os JIFs antecedem aos jogos nacionais, que este ano ocorrerão na cidade mineira de Poços de Caldas, no período de três a oito de outubro. Em momento de redução de recursos, o evento (tabela AQUI) tornou-se possível com a soma de esforços dos campi do IFFluminense, dos demais institutos participantes e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Além do anfitrião, participam: Colégio Pedro II, IFMG, IFTM, IF Sudeste de Minas Gerais, IF Norte de Minas Gerais, IFSP e IFES. Estão mobilizados na realização do evento, iniciada em fevereiro, 130 servidores do IFF. Em sua fala de boas vindas e de início dos trabalhos na noite da terça-feira, dia 22 de agosto, o coordenador de Políticas Esportivas do IFF, Carlos Augusto Boynard direcionou sua mensagem para os atletas e gestores vindos de outros estados para celebrar o esporte e a convivência. "É uma satisfação muito grande estar realizando essa etapa dos jogos nesta casa! Esta casa é acolhedora, ela gosta de receber! O momento é de gratidão.", disse Boynard passando a agradecer aos gestores, servidores e estudantes que deram suas contribuições para a realização do V JIF.

Troféu

Este ano, a Coordenação de Políticas Esportivas instituiu o Troféu Gratidão, entregue por professores, servidores e gestores a colegas dos demais institutos. Em suas falas, todos os gestores destacaram o empenho dos estudantes/atletas e dos servidores de cada instituição. Também mencionaram os esforços para a realização do evento e garantia de recursos para a etapa nacional, como destacou o reitor do Instituto Federal  do Triângulo Mineiro, Roberto Gil Rodrigues, também representando o Conif.

Em sua mensagem, o reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, destacou as palavras gratidão e amizade. Com a primeira, agradeceu a todos os parceiros institucionais, entre eles a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, representada pelo secretário de esportes, Rafael Thuim (ex-campeão mundial de natação, e também nadador pelo IFF, no início da carreira). Falando da amizade, o reitor disse aos jovens atletas "vocês tentarão se superar, mas é importante perceber que o outro também é muito importante. Tenho certeza de que daqui sairão com muitas amizades!", destacou Jefferson.

Houve agradecimento e reconhecimento  formais ao talento da Orquestra de Violões do IFF, que abriu os trabalhos com o tema de A Pantera Cor de Rosa, a 'clássica' música de Henry Mancine para o filme. O público, os estudantes e gestores visitantes responderam com palmas e vibração a cada número executado com a condução empática do maestro Victor Matos. Fechando a noite, já entregues ao espírito desportista e confraternizador que costuma marcar os encontros, os atletas festejaram e saíram juntos, com as cores de suas instituições diluídas na massa humana alegre e contagiante na quadra e nas arquibancadas do ginásio.

Veja mais fotos da Cerimônia de Abertura do JIF Sudeste 2017 AQUI