CAMPUS CAMPOS CENTRO

MPET

Desafio para transformar a educação é tema de Aula Magna de nova turma de mestrado

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 01/03/2023 12h23, última modificação 09/03/2023 10h33
O Mestrado Profissional em Ensino e Suas Tecnologias (MPET), oferecido no IFF Campus Campos Centro, iniciará suas atividades no dia 15 de março.
MPET 2023

Arte: Amanda Corrêa Campos (Bolsista do Projeto Vivência do Design na Ascom).

A Aula Magna será ministrada pela professora pesquisadora Rosemary dos Santos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Cultura, entre outras atividades, no dia 15 de março, às 18h30min, no Auditório Reginaldo Rangel. Para o tema "Trans(formação) na educação: Quais são as questões que nos desafiam?" Ela pretende desenvolver "uma interlocução bastante singular" em que se possa refletir sobre a empreitada de transformar o modo de ensinar nas salas de aula do país.

"Estou muito feliz pelo convite e a minha expectativa é que possamos pensar juntos como a formação em Ensino e suas Tecnologias aos profissionais que atuam na área de ensino, apresenta grande relevância para a dinamização dos processos pedagógicos existentes e para forjarmos novas metodologias e práticas docentes", comenta a professora.

Ela faz uma reflexão sobre o fenômeno tecnológico, em que estão no dia a dia das pessoas, os dispositivos móveis, as mídias, a Inteligência Artificial e tantas outras tecnologias, colocando em pauta novas formas de fazer, pensar e agir em possibilidades de ampliação do conhecimento.

"Com efeito, trazer como tema para esta aula magna do Mestrado em Ensino e suas Tecnologias do Instituto Federal, quais são as questões que nos desafiam, é problematizar de certa forma que não teremos muitas respostas, talvez outras perguntas. Entretanto, é possível pensarmos que o digital em rede nos convida a uma proposição de pesquisa e de ação pedagógica nas formas de Ensinar que supera a visão instrumental desse processo, em prol de uma perspectiva didática, que configurada na interseção de processos dialógicos, colaborativos e interativos para uma Educação Trans( formadora)", comenta Rosemary sobre o encontro.

O coordenador do curso, o professor André Uébe Mansur destaca: "A presença da professora é muito importante, pois trata, principalmente, das transformações da educação que se mostram muito significativas, em especial nesse cenário de pós-pandemia. Além dos avanços tecnológicos - a exemplo das inteligências artificiais, o ChatGPT, o Google AI. A ideia é trazer para o MPET a discussão sobre esses novos cenários que estão surgindo para nossa área".

Faça AQUI sua inscrição.