CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Cursos

Design Gráfico é avaliado pelo MEC

por Antonio Barros/Assesssoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 12/08/2025 15h19, última modificação 12/08/2025 15h19
Condições da infraestrutura oferecida, opinião dos estudantes e documentação estão entre os elementos avaliados pela equipe.
Design Gráfico

Em chamada de vídeo, professor é entrevistado pelos avaliadores (Foto: Fabíola de Amerio)

   Desde o início do ano, o curso vem se preparando para a avaliação do Ministério da Educação e nesta segunda-feira, 11 de agosto, aconteceu a visitação, de forma virtual, da infraestrutura oferecida pelo campus e pelo curso. Nesta terça haverá outra etapa das atividades avaliativas que consiste em a equipe avaliadora fazer consultas a documentos do curso, de acordo com as exigências do Ministério. A coordenadora do Curso de Bacharelado em Design Gráfico, Joelma Alves de Oliveira, informou que as pastas com a documentação atualizada, contemplando as solicitações, já estavam prontas e à disposição. 

Após as etapas de avaliação, o MEC emitirá o conceito para o curso. "A gente fica aguardando, entendendo que é um momento crucial para o nosso curso, importante e principalmente com a consciência muita tranquila de poder mostrar o nosso trabalho rotineiro", comenta Joelma. 

   O curso começou a ser oferecido na modalidade de bacharelado no segundo semestre de 2022, mas já conta 24 anos de atividades, tendo iniciado como um curso de tecnologia. "Houve uma migração bem orgânica para o Bacharelado pensando em se organizar às exigências da educação no século 21, a uma formação integral e, principalmente, pensando-se em metodologias mais ativas". O curso começou a ser esboçado em novo formato em 2017 e dois anos depois recebeu a aprovação do Ministério da Educação. Desde então, o corpo docente, servidores e estudantes "vem trabalhando com afinco, entendendo os novos processos educacionais", destaca Joelma.

   O bacharelado tem cerca de 200 alunos matriculados e 16 docentes com formação em Design e outras áreas necessárias à sua estrutura acadêmica e que "ajudam a criar o curso, a trazer assuntos relevantes e importantes para a gente formar um designer crítico da sua atuação na sociedade e sua importância também", destaca a coordenadora. A grade curricular do curso é organizada para atender as dimensões do ensino, pesquisa e extensão. Joelma explica que todos os projetos de cada especificação do Design é extensionista, levando o aluno "a participar e atender à sociedade, com os problemas que chegam até o curso e trabalhando fortemente a pesquisa e a extensão". 

O professor Eliseu Vailant responde a perguntas dos avaliadores.  Professores do curso de Design Gráfico, diretores de ensino, planejamento e TI do IFF Campus Campos Centro que participaram da avaliação da infraestrutura.

O professor Eliseu Vailant responde a perguntas dos avaliadores; 
Professores do curso de Design Gráfico, diretores de ensino, planejamento e TI
do IFF Campus Campos Centro que participaram da avaliação da infraestrutura
oferecida pela instituição.