CAMPUS CAMPOS CENTRO

Expoisição

Dezembro Vermelho convida comunidade a se informar sobre Aids e outras IST

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 19/12/2022 11h14, última modificação 19/12/2022 14h19
Colaboradores: Com texto do Nugedis.
O Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) organizou a intervenção “Fios do Tempo” que traz uma linha do tempo com acontecimentos marcantes na trajetória da AIDS, desde a década de 1980
Dezembro Vermelho 2022

Exposição destina-se a estudantes, servidores e frequentadores do campus (Foto: Antonio Barros/Ascom)

O material selecionado pelo Núcleo, apresenta também imagens de celebridades da música, TV e cinema com HIV positivo e outras que se engajaram nas campanhas e ações de prevenção, cuidados e combate a desinformação e ao preconceito. A intervenção traz, por fim, manchetes da imprensa da época em que a AIDS ainda era um fantasma.

- Nossa ação reforça o compromisso do NUGEDIS com o combate a discriminação e disseminação de informações entre estudantes e servidores, somando com atividades diversas realizadas conjuntamente com a Frente LGBTQIA+ do Norte Fluminense, que é formada por ONGs, coletivos, representações de governos, associações, instituições de educação e movimentos sociais. Como culminância do Dezembro Vermelho, a Frente LGBTQIA+ publica esse mês a segunda edição da Carta conjunta pela ampliação do acesso à política de prevenção, tratamento e não discriminação do HIV/Aids e outras IST em Campos e região - explica a coordenadora do Nugedis, Ivanisy da Silva Amaral Capdeville.

O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV e envolve o serviço público, a sociedade civil organizada e organismos internacionais.